APOIO

DDS lançou editais para avaliação socioeconômica, moradia e alimentação. Confira os prazos e saiba como participar

Edital de moradia estudantil oferece a alunos da graduação oportunidade de residir na CEU. Também está com inscrições abertas edital para gratuidade nas refeições do RU. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

A Universidade de Brasília oferece apoio a estudantes de graduação e pós-graduação em vulnerabilidade socioeconômica para assegurar as condições de permanência durante a trajetória acadêmica. O Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), por meio da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS), está com editais abertos para participação de discentes em dois dos programas de assistência: moradia estudantil e alimentação.

Os interessados devem, primeiramente, efetuar inscrição para o edital de avaliação socioeconômica, condição obrigatória para se candidatar aos benefícios. O prazo para solicitar a avaliação vai até 31 de janeiro, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Ao acessar o sistema, o estudante deve preencher no menu Meus Dados Pessoais informações sobre endereço e dados bancários. Depois, deve aderir ao Cadastro Único referente ao segundo semestre de 2022, preenchendo formulário e incluindo documentação em Bolsas -> Cadastro Único -> Aderir. A inscrição é concluída clicando nos itens Bolsas -> Solicitação de Bolsas -> Solicitação de Bolsa Auxílio.

MORADIA ESTUDANTIL – As oportunidades são destinadas a graduandos para vagas na Casa do Estudante Universitário (CEU). Podem participar do edital discentes com renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e meio, com residência fixa fora do Distrito Federal e cuja família não tenha imóvel na capital federal. Residentes em regiões de difícil acesso no DF e estudantes em situação de rua ou com rompimento de vínculo familiar também podem se candidatar – estes casos serão analisados pela DDS para deferência conforme situação. A avaliação socioeconômica é obrigatória, sendo válidas aquelas realizadas pelo edital recém-lançado, no 2º/2021 ou no 1º/2022.

>> Confira o edital de moradia estudantil (graduação)

As inscrições estão abertas até 18 de fevereiro, pelo Sigaa. Para efetuá-la, o estudante deve seguir o mesmo passo a passo previsto para inscrição na avaliação socioeconômica. No item Solicitação de Bolsa Auxílio, deve optar por Residência Graduação. Após avaliação, candidatos com inscrição deferida entram na fila de espera de acordo com índice de vulnerabilidade socioeconômica e são convocados à medida que há vagas disponíveis.

ALIMENTAÇÃO – Também com inscrições até 18 de fevereiro, pelo Sigaa, o edital contempla estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu com gratuidade em refeições – café da manhã, almoço e jantar – no Restaurante Universitário (RU). O benefício é concedido àqueles com renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e meio. É necessário ter passado por avaliação socioeconômica em um dos três últimos semestres letivos (2º/2021, 1º/2022 ou 2º/2022).

>> Acesse o edital de auxílio alimentação

Estudantes com avaliação socioeconômica realizada no 2º/2021 ou no 1º/2022 deverão, durante a inscrição, apenas atualizar o Cadastro Único, sem necessidade de inclusão de nova documentação.