INGRESSO

Agora, muita atenção para o registro acadêmico! A etapa obrigatória deve ser cumprida de 25 a 27 de janeiro para garantir vaga

Estudantes comemoram aprovação após divulgação do resultado no campus Darcy Ribeiro. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

A UnB divulgou, na tarde desta terça-feira (24), o resultado da 1ª chamada dos aprovados no Subprograma 2020-2022 do PAS. No total, 1.774 estudantes foram selecionados para cursos nos quatro campi. A consulta aos nomes dos aprovados está disponível no site do Cebraspe. A lista com os nomes dos calouros do 1º semestre de 2023 foi afixada às 17h no Teatro de Arena, no campus Darcy Ribeiro, onde uma festa aconteceu.

Em clima de muita emoção, dezenas de calouros acompanhados de amigos e familiares comemoraram a aprovação. “Sei que a universidade não é fácil, mas estou muito feliz de ter conseguido passar. Espero poder me formar e ser uma boa profissional”, disse a caloura de Medicina Veterinária Júlia Caldas de Andrade, 18 anos.

Júlia Ferreira Alves, 17 anos, mal pode conter a emoção. “Estou muito muito muito feliz. Espero viver muitas experiências universitárias e conhecer coisas novas”, vibrou a caloura de Artes Visuais, que escolheu estudar na UnB pelo renome. “A vida toda meus pais, colegas e professores sempre falaram muito da UnB”, contou.

A caloura de Arquitetura e Urbanismo Camila Cavalcante Bosco, de 16 anos, finalmente realizou o sonho de ingressar na UnB após três anos de muito esforço e dedicação. “Estou me sentindo totalmente realizada. Espero muito estudo, conquistas e trabalho nos próximos anos. Tenho certeza que serei muito feliz aqui”, disse.

A caloura Camila Cavalcante Bosco (à direita), 16 anos, comemora com as amigas a aprovação para o curso de Arquitetura e Urbanismo. Foto: André Gomes/Secom UnB

Aprovado para Medicina pelo sistema de cotas para escolas públicas e para candidatos que se declararam pretos, pardos ou indígenas, o estudante Henry Pereira Alves, 17 anos, já tem planos para enveredar pelo caminho da ciência. “Estou bastante feliz, é uma baita realização, na verdade. Espero poder aproveitar bastante o curso e desenvolver pesquisa que é o que eu quero."

O veterano Eduardo Dias, 23 anos, estudante do 9º semestre de Engenharia Civil e administrador da página do Instagram UnB Sincera onde, desde 2020, compartilha informação sobre a vida universitária, esteve no Teatro de Arena para recepcionar os novos alunos. “Queria registrar a reação dos calouros.”

Os convocados em primeira chamada devem ficar atentos ao cronograma de ingresso disponível na Agenda do Calouro. Para garantir a vaga na universidade, é preciso fazer o registro acadêmico, que começa nesta quarta (25), às 9h, e se encerra às 23h59 de sexta-feira (27). No período, deve ser feito o upload da documentação solicitada no site do Cebraspe.

O resultado provisório do registro está previsto para o dia 2 de fevereiro, já o definitivo está previsto para o dia 9. As aulas devem começar em 28 de março.

*Matéria atualizada em 26/01/2023 para alteração de informação sobre horário de realização do registro acadêmico, conforme retificação na Agenda do Calouro.