INTERNACIONALIZAÇÃO

Yuki Mukai foi agraciado com Diploma de Honra ao Mérito pela promoção do ensino da língua japonesa no Brasil

Professor do IL, Yuki Mukai (centro, segurando diploma) foi reconhecido por sua atuação na promoção do ensino da língua japonesa. Foto: Embaixada do Japão

Na quarta-feira (25), Yuki Mukai, professor do curso de Língua e Literatura Japonesa do Instituto de Letras (IL) da Universidade de Brasília, foi o único homenageado com o Diploma de Honra ao Mérito do Embaixador do Japão no Brasil, na residência oficial do embaixador do Japão, durante almoço em comemoração à chegada do Ano do Coelho. O diploma é uma honraria concedida a indivíduos, grupos ou organizações que tenham realizado contribuições significativas para as relações amistosas entre o Japão e outras regiões.

Mukai nasceu em Tóquio e mudou-se para Brasília com 25 anos de idade, em 1998, na intenção de criar experiência docente no Brasil e voltar para a cidade natal. Mas os planos mudaram quando ingressou no mestrado, depois no doutorado e tornou-se professor efetivo da UnB. “Desde então, sempre procurei me dedicar, com seriedade e responsabilidade, à pesquisa e ao ensino de língua japonesa”, afirmou.

Yuki Mukai é autor e organizador de cinco livros e orientou 34 alunos em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e 25 em mestrado. “Gostaria de continuar minhas pequenas contribuições como issei com mais dedicação do que nunca, para que a área de pesquisa e ensino da língua japonesa cresça a passos largos aqui no Brasil”, disse.

O embaixador Teji Hayashi registrou a homenagem em publicação no Twitter. “Somos gratos pelo seu papel na promoção do ensino da língua japonesa e por sua cooperação nos nossos eventos culturais”, escreveu.

UnB E JAPÃO — A cooperação com o Japão para o ensino da língua japonesa na Universidade foi formalizada em 1981, quando a licenciatura era uma atividade de extensão. Atualmente, 15 acordos estão em vigor entre a UnB e instituições japonesas.

Em novembro de 2021, a UnB firmou uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para criar uma cátedra sobre a modernização japonesa no Núcleo de Estudos Asiáticos (Neasia), do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam).