Na quarta-feira (25), Yuki Mukai, professor do curso de Língua e Literatura Japonesa do Instituto de Letras (IL) da Universidade de Brasília, foi o único homenageado com o Diploma de Honra ao Mérito do Embaixador do Japão no Brasil, na residência oficial do embaixador do Japão, durante almoço em comemoração à chegada do Ano do Coelho. O diploma é uma honraria concedida a indivíduos, grupos ou organizações que tenham realizado contribuições significativas para as relações amistosas entre o Japão e outras regiões.
Mukai nasceu em Tóquio e mudou-se para Brasília com 25 anos de idade, em 1998, na intenção de criar experiência docente no Brasil e voltar para a cidade natal. Mas os planos mudaram quando ingressou no mestrado, depois no doutorado e tornou-se professor efetivo da UnB. “Desde então, sempre procurei me dedicar, com seriedade e responsabilidade, à pesquisa e ao ensino de língua japonesa”, afirmou.
Yuki Mukai é autor e organizador de cinco livros e orientou 34 alunos em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e 25 em mestrado. “Gostaria de continuar minhas pequenas contribuições como issei com mais dedicação do que nunca, para que a área de pesquisa e ensino da língua japonesa cresça a passos largos aqui no Brasil”, disse.
O embaixador Teji Hayashi registrou a homenagem em publicação no Twitter. “Somos gratos pelo seu papel na promoção do ensino da língua japonesa e por sua cooperação nos nossos eventos culturais”, escreveu.
UnB E JAPÃO — A cooperação com o Japão para o ensino da língua japonesa na Universidade foi formalizada em 1981, quando a licenciatura era uma atividade de extensão. Atualmente, 15 acordos estão em vigor entre a UnB e instituições japonesas.
Em novembro de 2021, a UnB firmou uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para criar uma cátedra sobre a modernização japonesa no Núcleo de Estudos Asiáticos (Neasia), do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam).
Leia também:
>> Administração Superior conversa com servidores da Biblioteca Central
>> UnB e Agence Universitaire de Francophonie estudam parceria
>> Programas de assistência estudantil da UnB estão com inscrições abertas
>> Ana Flávia Magalhães Pinto é a nova diretora-geral do Arquivo Nacional
>> Estudantes da UnB e de instituição da Dinamarca buscam soluções sustentáveis para Brasília
>> UnB sedia INCT com foco em mulheres pesquisadoras
>> Reitora ouve demandas do Instituto de Ciências Exatas
>> Calouros comemoram aprovação no PAS