GESTÃO

Documento orientará o desenvolvimento de políticas, programas, projetos e ações de 2023 a 2028

Consulta pública está disponível on-line e pode ser respondida rapidamente. Arte: Luísa Reis/Secom UnB

O Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO) está com consulta pública aberta para que as comunidades universitária e externa possam contribuir para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB de 2023 a 2028. As respostas podem ser enviadas por formulário eletrônico até domingo (20)**.

>> Participe da consulta pública

O PDI é o documento que consolida o planejamento da Universidade em seus diversos eixos de atuação, tais como, ensino, pesquisa, extensão, gestão, inovação e responsabilidade social. “Esse planejamento, elaborado de maneira participativa e colaborativa, orienta o desenvolvimento de políticas, programas, projetos e ações durante um determinado período de tempo, ou seja, durante o ciclo de vigência do PDI, o qual, a partir de 2023, será de seis anos”, afirma a coordenadora de Planejamento e Apoio à Governança do DPO à frente do Plano, Rayanne Souza.

“Dessa forma, o PDI é um documento norteador, que abrange as diretrizes para a atuação futura da Universidade, contemplando as diretrizes pedagógicas, as políticas institucionais e as atividades acadêmico-administrativas que a UnB desenvolve ou pretende desenvolver”, completa.

O documento é importante para o acompanhamento da execução das políticas universitárias nas diferentes áreas. O PDI também tem um papel fundamental para a gestão na busca de melhorias e resultados, uma vez que nele estão contidas ações a serem desenvolvidas visando as principais metas institucionais traçadas para o período.

“Todos e todas podem contribuir, seja integrante da nossa comunidade interna, como docentes, discentes, técnicos administrativos, estagiários e colaboradores terceirizados, ou representante da sociedade em geral, residente ou não no Distrito Federal”, reitera a coordenadora. “É o momento de expressarmos os nossos anseios para os próximos seis anos, buscando cada vez mais a melhoria contínua da nossa UnB.”

A consulta está dividida em quatro temáticas: Desenvolvimento Institucional, que contempla as áreas de gestão e governança; Desenvolvimento Acadêmico, que abrange o ensino, a pesquisa e a extensão, além da assistência estudantil e do apoio aos discentes; Eixos e Políticas Transversais, incluindo as políticas e iniciativas estratégicas relacionadas ao desenvolvimento institucional e acadêmico; e, por último, Sociedade, que contempla os projetos, as políticas e iniciativas que visam desenvolver os produtos e serviços entregues à sociedade, além do cumprimento da missão institucional.

Não é obrigatório responder às quatro áreas, mas é possível contribuir em todas perspectivas desejadas. “A participação de todos e todas é muito importante! Quanto mais contribuições, mais saberemos os anseios das comunidades interna e externa e, com isso, poderemos construir juntos um planejamento efetivo de excelência”, afirma Rayanne Souza.

*estagiário em Jornalismo na Secom/UnB.

** Matéria atualizada em 11/11/2022, para alteração de informação sobre prorrogação da data final da consulta de 13/11 para 20/11/2022.