ELABORAÇÃO PARTICIPATIVA

O documento, importante instrumento de planejamento e gestão, inclui as vozes da comunidade universitária e da sociedade como um todo. Veja exemplos do que já foi feito e as inovações do novo PDI

Documento foi elaborado ao longo de um ano e apresenta o planejamento da Universidade para o período que vai de 2023 a 2028. Arte: Igor Outerial/Secom UnB

O futuro é agora e somos nós que o construímos, com inclusão, comprometimento, inovação, planejamento e excelência em educação. Com essa missão em mente, o Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO) lança o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2028.

O documento estratégico visa consolidar as bases para o crescimento, inovação e qualidade das atividades desenvolvidas na instituição ao longo dos próximos seis anos e se mostra um importante passo da UnB, em sua trajetória de excelência e comprometimento com a sociedade.

>> Confira a Revista Digital PDI UnB 2023-2028

“O PDI é mais do que um mero documento obrigatório. Ele é a base que sustenta todo o planejamento da Universidade, com políticas e diretrizes nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, trazendo um norte para a UnB”, explica a coordenadora de Planejamento e Apoio à Governança (CPAG/DPL/DPO), Rayanne Souza.

RAIO X – Elaborado ao longo de um ano, após extensa pesquisa, avaliação e com a participação da comunidade acadêmica, o documento, até então com validade de cinco anos, foi elaborado com uma vigência maior para facilitar a continuidade de políticas e dar sustentabilidade ao planejamento. E essa não é a única novidade.

“Essa é a segunda vez que o PDI foi elaborado somente pela nossa equipe, sem consultoria externa e já temos um novo formato, mais atual, integrado e robusto”, destaca a coordenadora. O texto é organizado em quatro perspectivas principais: Desenvolvimento Institucional, Macro Objetivos e Políticas Transversais, Desenvolvimento Acadêmico e Sociedade.

“Ele é um instrumento completo, que traz o histórico da Universidade, tem missão, visão, mapa estratégico, macro objetivos, políticas, eixos e diretrizes em cada área e de forma integrada. Pode ser fonte de pesquisa para tomada de decisão e garantir a transparência”, frisa Rayanne.

O documento está disponível digitalmente no formato de revista, com hiperlinks e QR codes que facilitam a navegabilidade do leitor. Segundo a servidora, um novo sistema previsto no PDI vai possibilitar fazer o acompanhamento das metas e indicadores, antes feito de forma manual.

Outra novidade é que cada um dos indicadores e metas foi cuidadosamente relacionado a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), demonstrando o compromisso com questões globais, como sustentabilidade e equidade.

REALIZAMOS MUITO – Entre as ações que se concretizaram nos últimos anos, como resultado do PDI anterior, 2018-2022, está o protocolo de intenções com a Microsoft. A parceria resultou na disponibilização gratuita da plataforma Office 365 for Education, para toda a comunidade universitária, sem envolvimento financeiro.

>> PDI UnB 2018-2022: o que alcançamos e o novo ciclo de planejamento da UnB

Hoje, estudantes, professores e técnicos têm acesso à plataforma on-line, na qual podem utilizar aplicativos, como Word, Outlook, PowerPoint, Excel, OneNote, SharePoint e Teams. Além disso, podem acessar a nuvem no OneDrive, com capacidade de 1TB de armazenamento por usuário.

“Outro ponto que vale destacar é a implantação do Sistema Integrado de Gestão (SIG), por meio de acordo de cooperação. Ele nos possibilitou unificar os sistemas da Universidade, que eram limitados, antigos e não conversavam entre si”, pontua a decana do DPO, Denise Imbroisi.

>> CAD aprova proposta do PDI UnB 2023-2028

Os sistemas têm diferentes módulos que incluem, por exemplo, a folha de ponto dos funcionários e as atividades acadêmicas, fazendo parte de uma rede nacional. Entre os destaques, houve a assinatura de bases de dados para acesso a livros de forma online.

“Outro sistema que foi adquirido foi a solução tecnológica de identificação de recursos/itens de informação por radiofrequência (RFID), que permite que o inventário da biblioteca não precise mais ser feito manualmente”, salienta a decana.

“Para mim, os rankings são o máximo do resultado, que é mais visível para a sociedade. Temos nota 5 [máxima] no último Índice Geral de Cursos (IGC)”, comemora Rayanne. Além da nota máxima, hoje a UnB é a quinta melhor universidade federal do país.

Além disso, possui seis Programas de Pós-Graduação com nota 7; dez com nota 6; e 32 avaliadas com nota 5 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A escala de notas varia de 1 a 7, sendo o conceito 5 excelência nacional e 6 e 7 expressam excelência em nível internacional.