RECONHECIMENTO

Cerimônia de outorga virtual exaltou trajetória de contribuição da docente, para a antropologia e a sociedade, com estudos sobre relações de gênero 

Lia Zanotta lembrou, em seu discurso, os perigos de uma história desumanizada pela autorização de certas práticas governamentais. Imagem: Reprodução/YouTube do DAN

 

Reconhecida nacional e internacionalmente por suas pesquisas e atuação na antropologia dentro e fora da academia, a professora Lia Zanotta é a mais recente emérita da Universidade de Brasília. A outorga do título, aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em janeiro de 2021, foi realizada nesta terça-feira (6), em evento remoto transmitido pelo canal do Departamento de Antropologia (DAN/UnB) no YouTube. 

 

Numa cerimônia emocionante, colegas de profissão enumeraram os feitos da professora aposentada e falaram da alegria em terem convivido com ela durante a trajetória acadêmica e profissional. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), o professor Carlos Sautchuk – que foi orientado por Lia Zanotta no mestrado e no doutorado – não poupou elogios.

 

“Lia participou de toda a minha trajetória acadêmica na antropologia. Mais do que isso, ela se mantém como minha inspiração na relação com a disciplina. Lia é uma pessoa que reúne, como poucos, habilidades e sensibilidades para atuar em múltiplas esferas. Conhecida por sua sagacidade e abertura intelectual, favorece visões interdisciplinares e sintonizadas com questões amplas e transversais”, disse durante seu discurso de apresentação da homenageada.

 

Em sua exposição, Lia Zanotta relembrou a chegada à UnB, suas primeiras produções na instituição e o legado que deseja deixar para a academia. Crítica enfática dos ataques à diversidade e à ciência, ela mantém a esperança na transformação da sociedade.

 

“Se afirmo categoricamente que as desigualdades de raça, gênero e classe no Brasil e nas nações modernas se devem à estrutura histórica e hierárquica de gênero, raça e classe, inserida não somente na memória social, como na história jurídica do Brasil e das nações modernas, jamais quero dizer que será sempre assim, nem que todos e todas vivenciamos as relações desiguais da mesma maneira. Não há condição de uma sociedade ser 'uniformatada' e inerte”, afirmou.

 

Durante a cerimônia, a reitora Márcia Abrahão falou da importância de Lia Zanotta para a Universidade. “Quando a professora Lia se candidatou à Reitoria em 1985, nós estávamos acabando uma fase muito dura da nossa instituição. Lutamos muito para que essa fase terminasse e vamos continuar lutando para que essa fase não retorne para a nossa Universidade e para a nossa sociedade. O discurso feito hoje pela professora Lia é histórico e merece ser visto e revisto por todas as gerações de estudantes, docentes e técnicos da Universidade de Brasília”, explicitou.

 

Também prestaram homenagens à nova emérita os professores Roque de Barros Laraia, emérito do DAN; Antônio Carlos de Souza Lima, que atua na área de antropologia no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Lourdes Bandeira, do Departamento de Sociologia (SOL/UnB); Cristina Patriota, do DAN; e Benício Schmidt, professor aposentado do Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA/UnB) e companheiro de Lia.

 

CARREIRA – Lia Zanotta é professora da UnB desde 1977 e foi a primeira mulher a se candidatar à Reitoria da Universidade em 1985, no período da redemocratização, tendo ocupado diversas funções de gestão. De 1985 a 1988, foi diretora do Instituto de Ciências Humanas, e entre 1995 a 2001, diretora da então Assessoria de Assuntos Internacionais da UnB – hoje elevada ao status de secretaria.

 

No Departamento de Antropologia, foi coordenadora de graduação e chefe da unidade. Participou da criação do Doutorado em Antropologia em 1980, quando era coordenadora de pós-graduação. A emérita também contribuiu na fundação do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da UnB. Foi ainda presidente da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) na gestão 2017/2018 e atualmente é parte do conselho diretor. 

 

Lia Zanotta recebeu, em 2020, a Medalha Roquette-Pinto, por sua colaboração à antropologia brasileira. A distinção é concedida àquelas pessoas cujas trajetórias e obras tenham apresentado contribuições significativas para as várias dimensões da antropologia. Ela acumula ainda reconhecimentos como orientadora de diversos trabalhos da área ao longo de sua carreira. 

 

Confira a cerimônia de outorga do titulo: 

 

Leia também:

>> Dasu realiza grupos focais na segunda etapa da pesquisa de saúde mental

>> Reitoria fará parte do Fórum de Mulheres da UnB

>> Coordenação da UnB monitora condições de saúde de membros da comunidade acadêmica

>> UnB discute política integrada de assistência aos discentes

>> Atendimento humanizado a pacientes com covid-19 ganha destaque

>> Hospital Universitário de Brasília abre mais 30 leitos de enfermaria de covid-19

>> À frente de várias esferas de gestão da Universidade, mulheres se destacam na superação da pandemia

>> Moradores de Ceilândia pedem cursos noturnos

>> Alunos da Universidade do Envelhecer colam grau em cerimônia on-line

>> Boletim Coes traça panorama da pandemia e da vacinação no Brasil

>> Unidades devem elaborar planos de contingência locais

>> Mulheres dão suporte para continuidade dos serviços essenciais à Universidade

>> Com agravamento da pandemia, UnB faz mudanças em processos seletivos

>> UnB aprova datas para o calendário acadêmico de 2021

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.