CONCLUSÃO DE CURSO

Conquista foi celebrada pelos formandos, que concluíram atividades no programa de extensão mesmo em meio aos desafios da pandemia

Os formandos da Universidade do Envelhecer fizeram o juramento acompanhados por docentes do programa de extensão. Imagem: Reprodução/UniSer

 

Vestidos com a tradicional beca de formatura, estudantes do programa de extensão Universidade do Envelhecer (UniSer) celebraram, na sexta-feira (26), o fechamento de um ciclo de estudos. Eles são formandos do curso de Educador Político Social em Gerontologia, das turmas de Ceilândia, Taguatinga e Candangolândia. A cerimônia de certificação ocorreu de uma forma diferente: com cada um de sua casa, em cerimônia virtual transmitida pelo canal da UniSer no YouTube.

 

Docentes vinculados à iniciativa também participaram da solenidade e falaram sobre a relevância do projeto na vida dos envolvidos, sobretudo no contexto da pandemia de covid-19. “Vivenciamos muitos acontecimentos nesses últimos meses, e hoje temos a colheita de todo o trabalho”, disse a fundadora e coordenadora da UniSer, Margô Karnikowski. Para ela, a conclusão do curso é o início de uma nova fase, de esperança de um “mundo melhor e para todos, onde o amor prevaleça sobre a indiferença e onde tenhamos garantido o direito de aprendizagem em todas as fases”.

 

>> Saiba mais sobre os desafios enfrentados pelo programa durante a pandemia

 

Coordenadora do curso, Eliana Gris parabenizou os estudantes pela conclusão da atividade, lembrando que a viabilização das aulas de maneira remota, no atual contexto de pandemia, foi uma grande conquista. "Isso nos move, incentiva e prova que mesmo em tempos tão difíceis, podemos e devemos acreditar em novas oportunidades e ter esperança em dias melhores."

 

Durante o evento, foi realizada retrospectiva dos momentos vividos pelos cursistas presencialmente antes da pandemia, lembranças muito bem recebidas pelos discentes. Aqueles que possuíam acesso a câmeras apareceram em tela para realizar o juramento.

Em seu discurso, a reitora Márcia Abrahão solidarizou-se com aqueles que perderam entes queridos devido à pandemia do novo coronavírus. Imagem: Reprodução/UniSer

  

A reitora Márcia Abrahão reiterou a importância de a solenidade estar acontecendo a distância. “Se puderem, fiquem em casa, para que na próxima formatura estejamos juntos”, pediu. Para a gestora, o programa é motivo de orgulho. “Temos uma Universidade completa, cuidamos desde crianças até idosos, por isso a Universidade do Envelhecer é tão importante”, frisou.

 

Tal percepção foi reforçada pelo diretor da Faculdade UnB Ceilândia (FCE), João Paulo Chieregato, que já deu aulas no programa. Ele disse que a iniciativa mostra a potência do que a Universidade pode fazer. “É impossível não se emocionar. A vida de vocês [docentes e discentes da UniSer] realmente traz um orgulho ímpar”, afirmou.

 

SOBRE A UNISER – A Universidade do Envelhecer é um programa de extensão da Universidade de Brasília que tem como público-alvo adultos acima de 45 anos. O principal objetivo da iniciativa é estimular essa parcela da população a continuar adquirindo conhecimento e a participação dos idosos em grupos que promovam a valorização de experiências positivas no envelhecimento. O curso de Educador Político e Social em Gerontologia já está com turmas em andamento neste semestre, com aulas sendo realizadas de forma remota.

 

Confira a cerimônia:

 

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB

 

Leia também:

>> Boletim Coes traça panorama da pandemia e da vacinação no Brasil

>> DEX vai promover cinedebate com participação de escolas

>> Unidades devem elaborar planos de contingência locais

>> Mulheres dão suporte para continuidade dos serviços essenciais à Universidade

>> Com agravamento da pandemia, UnB faz mudanças em processos seletivos

>> Referência em psicologia organizacional e do trabalho, pesquisador Jairo Borges-Andrade é o novo emérito da UnB

>> No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, epidemiologista da Sala de Situação faz alerta sobre a doença

>> Nova direção do Centro de Desenvolvimento Sustentável toma posse

>> Parque Tecnológico da UnB completa três anos com aumento de visibilidade e excelência na inovação

>> Desenvolvida na UnB, máscara que inativa o novo coronavírus está em teste no Hran

>> Mulheres atuam para manter extensão universitária ativa em meio à pandemia

>> Em carta, reitora destaca avanços da Universidade em tempos de pandemia

>> Pesquisadora da UnB contribui na criação de rede para apoiar a participação de mulheres na ciência

>> UnB aprova datas para o calendário acadêmico de 2021

>> Dasu lança pesquisa para avaliar saúde mental da comunidade acadêmica

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.