Vestidos com a tradicional beca de formatura, estudantes do programa de extensão Universidade do Envelhecer (UniSer) celebraram, na sexta-feira (26), o fechamento de um ciclo de estudos. Eles são formandos do curso de Educador Político Social em Gerontologia, das turmas de Ceilândia, Taguatinga e Candangolândia. A cerimônia de certificação ocorreu de uma forma diferente: com cada um de sua casa, em cerimônia virtual transmitida pelo canal da UniSer no YouTube.
Docentes vinculados à iniciativa também participaram da solenidade e falaram sobre a relevância do projeto na vida dos envolvidos, sobretudo no contexto da pandemia de covid-19. “Vivenciamos muitos acontecimentos nesses últimos meses, e hoje temos a colheita de todo o trabalho”, disse a fundadora e coordenadora da UniSer, Margô Karnikowski. Para ela, a conclusão do curso é o início de uma nova fase, de esperança de um “mundo melhor e para todos, onde o amor prevaleça sobre a indiferença e onde tenhamos garantido o direito de aprendizagem em todas as fases”.
>> Saiba mais sobre os desafios enfrentados pelo programa durante a pandemia
Coordenadora do curso, Eliana Gris parabenizou os estudantes pela conclusão da atividade, lembrando que a viabilização das aulas de maneira remota, no atual contexto de pandemia, foi uma grande conquista. "Isso nos move, incentiva e prova que mesmo em tempos tão difíceis, podemos e devemos acreditar em novas oportunidades e ter esperança em dias melhores."
Durante o evento, foi realizada retrospectiva dos momentos vividos pelos cursistas presencialmente antes da pandemia, lembranças muito bem recebidas pelos discentes. Aqueles que possuíam acesso a câmeras apareceram em tela para realizar o juramento.
A reitora Márcia Abrahão reiterou a importância de a solenidade estar acontecendo a distância. “Se puderem, fiquem em casa, para que na próxima formatura estejamos juntos”, pediu. Para a gestora, o programa é motivo de orgulho. “Temos uma Universidade completa, cuidamos desde crianças até idosos, por isso a Universidade do Envelhecer é tão importante”, frisou.
Tal percepção foi reforçada pelo diretor da Faculdade UnB Ceilândia (FCE), João Paulo Chieregato, que já deu aulas no programa. Ele disse que a iniciativa mostra a potência do que a Universidade pode fazer. “É impossível não se emocionar. A vida de vocês [docentes e discentes da UniSer] realmente traz um orgulho ímpar”, afirmou.
SOBRE A UNISER – A Universidade do Envelhecer é um programa de extensão da Universidade de Brasília que tem como público-alvo adultos acima de 45 anos. O principal objetivo da iniciativa é estimular essa parcela da população a continuar adquirindo conhecimento e a participação dos idosos em grupos que promovam a valorização de experiências positivas no envelhecimento. O curso de Educador Político e Social em Gerontologia já está com turmas em andamento neste semestre, com aulas sendo realizadas de forma remota.
Confira a cerimônia:
*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB
Leia também:
>> Boletim Coes traça panorama da pandemia e da vacinação no Brasil
>> DEX vai promover cinedebate com participação de escolas
>> Unidades devem elaborar planos de contingência locais
>> Mulheres dão suporte para continuidade dos serviços essenciais à Universidade
>> Com agravamento da pandemia, UnB faz mudanças em processos seletivos
>> Nova direção do Centro de Desenvolvimento Sustentável toma posse
>> Parque Tecnológico da UnB completa três anos com aumento de visibilidade e excelência na inovação
>> Desenvolvida na UnB, máscara que inativa o novo coronavírus está em teste no Hran
>> Mulheres atuam para manter extensão universitária ativa em meio à pandemia
>> Em carta, reitora destaca avanços da Universidade em tempos de pandemia
>> UnB aprova datas para o calendário acadêmico de 2021
>> Dasu lança pesquisa para avaliar saúde mental da comunidade acadêmica
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus