HOMENAGEM

Docente de pediatria e nutrição aposentou-se como titular em 2015, mas continua ministrando aulas como voluntária, além de participar de projetos de extensão

A família de Vera Lúcia Bezerra (centro), composta por médicos e professores da Universidade de Brasília, prestigiou a honraria. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

Matriarca de uma família de médicos e professores da Faculdade de Medicina (FM), Vera Lúcia Bezerra recebeu nesta quarta-feira (28) o título de Professora Emérita da Universidade de Brasília. A homenageada formou pediatras para o Distrito Federal e para o Brasil, além de cuidar de gerações de famílias, algumas que, inclusive, estavam presentes no Auditório da Reitoria para prestigiá-la.

 

Armando José Bezerra, professor aposentado da UnB e marido de Vera, fez uma apresentação da trajetória da homenageada. Uma das memórias compartilhadas era da professora na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, desbravando com o olhar a cidade em que acabara de chegar. “Cinquenta e um anos depois, nós estamos juntos, e mostro essa foto dela olhando e certamente pensando: ‘tudo deu mais do que certo’”, conta Armando.

 

“Eu sonho e penso com a UnB a vida inteira, como diria o meu marido”, brincou Vera. O amor da homenageada à docência caminha lado a lado com o carinho pela pediatria. Fato confirmado logo que se formou, quando ela foi convocada a participar do Projeto Rondon. Nele, Vera prestou serviços à comunidade indígena que vivia às margens do Rio Madeira, em Novo Aripuanã, no Amazonas. “Logo nos primeiros dias percebi que a estada ali de nada adiantaria se eu não deixasse algo duradouro para aquela população”, relatou ao relembrar que ali ministrou um curso de puericultura, além de ter escrito um manual de primeiros socorros para a população local.

 

Sobre a trajetória na UnB, iniciada em 1972, Vera compartilha ter aproveitado cada experiência da vida acadêmica, exercendo diferentes atividades administrativas e tendo ministrado aulas para mais de 5 mil alunos. “Fui a primeira pediatra do Departamento de Pediatria da UnB a orientar uma tese de pós-graduação”, recordou.

 

A docente dedicou o título recebido ao esposo, Armando José Bezerra, e ao professor João Bosco Renno Salomon, já falecido, que ajudou em sua chegada à UnB. E concluiu o discurso frisando: “Tenho toda a certeza que gosto muito do que faço e faço o que gosto”.

Vera Lúcia Bezerra contou que cuida da terceira geração familiar no consultório pediátrico, ou seja, atende agora o bisneto. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

Representante da Faculdade de Medicina na solenidade, a professora Gilvânia Feijó agradeceu a dedicação da homenageada à FM e à UnB. “A senhora é, para nós professores e servidores da faculdade, um exemplo, e, mais importante, para os nossos estudantes, a senhora é uma inspiração”, exaltou.

 

Brincando com o relato de Armando de que Vera vive a UnB 100% do tempo, a reitora Márcia Abrahão afirmou que a honraria é dupla. “A partir de agora a senhora irá viver e representar a UnB 24 horas por dia”, disse.

 

CARREIRA – Nascida em Natal, no Rio Grande do Norte, Vera Lúcia Bezerra ia frequentemente ao médico para tratar doenças respiratórias quando criança, e o alívio das dores pela ação do pediatra, segundo ela, instigaram seu desejo de seguir a medicina. Iniciou a graduação em 1964, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), formando-se cinco anos depois. Na pós-graduação, fez residência em Pediatria na Universidade de São Paulo (USP), entre os anos de 1970 e 1971. A professora cursou o mestrado em Nutrição Humana, na University of London, e o doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria, pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 1985.

 

A carreira docente na UnB começou quando foi admitida no Departamento de Nutrição em 1972. “Quase não acreditei quando assinei o contrato. Eu era então o que havia sonhado desde pequena: eu era médica pediatra e professora”, lembrou-se Vera da época em que chegou à instituição. Desde então, integrou a área de Medicina da Criança e do Adolescente, assumindo funções de chefia de departamento, coordenação de disciplinas e chefia do ambulatório do Hospital Universitário de Brasília (HUB). Destacou-se na idealização e gestão do ambulatório de Crescimento e Desenvolvimento do HUB, referência no Distrito Federal com reconhecimento nacional e internacional.

 

Vera foi responsável por 12 disciplinas para alunos de graduação e na Residência Médica de Pediatria, além de outras na pós-graduação em Ciências da Saúde. Também coordenou o projeto de extensão Liga Acadêmica Nóbrega de Pediatria (LANP) entre 2011 e 2017. Apesar de ter se aposentado como professora titular em 2015, manteve-se na ativa no LANP e participa voluntariamente de atividades semanais no ambulatório de Crescimento e Desenvolvimento da Unidade de Pediatria do HUB, envolvendo alunos de graduação em Medicina e médicos residentes em Pediatria da Medicina da Criança e do Adolescente da FM e de outros serviços. 

 

*estagiário em Jornalismo pela Secom/UnB.

 

Confira a cerimônia de outorga do título:

 

Leia também:

>> Equipes do Plano Diretor da Universidade se reúnem pela primeira vez

>> Dicas ajudam comunidade acadêmica a cooperar com a coleta seletiva solidária

>> Boas-Vindas do 2º/2022 vem aí

>> Gisele Passos de Melo recebe título de Mérito Universitário

>> UnB inaugura exposição sobre evolução do planeta

>> Especialistas debatem saúde mental em série de rodas de conversa na UnB

>> Cepe altera resolução sobre comitê de heteroidentificação

>> Universidade avança em ranking e é considerada 26ª melhor da América Latina

>> UnB inicia parceria com Cazaquistão

>> Sueli Carneiro é a primeira mulher negra doutora honoris causa pela UnB

>> UnB terá dois prêmios de direitos humanos

>> Universidade desenvolve respirador mecânico com tecnologia de descontaminação

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.