SAIBA MAIS

Com balanço positivo da retomada presencial, UnB prepara-se para recepcionar novos estudantes no próximo semestre. Tradicional programação de acolhida ocorre de 24 a 28 de outubro e contará com novidades

Recepção aos calouros e veteranos da instituição ocorrerá ao longo de uma semana, de 24 a 28 de outubro. Abertura será com o #InspiraUnB. Arte: Francisco George Lopes/Secom UnB

 

O primeiro semestre completamente presencial desde a pandemia de covid-19 chegou ao fim na última sexta-feira (23). Com 95 dias letivos, o 1°/2022, iniciado em 6 de junho, marcou um período de adequações na rotina acadêmica diante da situação sanitária ainda vigente, mas também de alegria com a retomada da movimentação nos campi e a possibilidade voltar a vivenciar o cotidiano acadêmico na presencialidade.

“Havia muita expectativa em relação a esse retorno em diversos âmbitos”, relata o decano de Ensino de Graduação (DEG), Diêgo Madureira. “O principal aprendizado foi lidar com essas expectativas e saber fazer uma boa comunicação, pelo menos aquela que estava ao nosso alcance, com comunidade, professores, técnicos, estudantes, em relação a tudo do retorno.”

Durante o processo, ajustes no calendário acadêmico foram necessários, com acréscimo de 15 dias para a reposição de aulas, somente em casos necessários. Agora, os preparativos para o próximo semestre estão em curso.

Segundo o decano, o 2º/2022, que terá 90 dias letivos, deve fluir ainda melhor. “Algumas flexibilizações que haviam sido aprovadas pelo Cepe foram suspensas semana passada. Agora voltamos à normalidade institucional em termos normativos, ou seja, todas as normas vigentes antes da pandemia voltam a ser válidas”, afirma Diêgo. "A gente tenta tirar algo positivo de toda bagagem adquirida, sem desconsiderar a característica fundamental dos nossos cursos, que é a presencialidade”, completa.

PREPARATIVOS E ATRAÇÕES – Para aprimorar a programação de acolhimento, ao final da última edição do Boas-Vindas, em junho deste ano, uma pesquisa foi aplicada para que a comunidade acadêmica avaliasse as atividades realizadas.

A maioria das respostas partiram de estudantes, que pediram maior variedade de horários, ações para melhor localização dos calouros no campus e que o evento seja para toda a comunidade universitária.

A Comissão de Boas-Vindas ouviu as opiniões, que contribuíram para a elaboração das atividades de recepção do próximo semestre. A abertura do 2º/2022 ocorrerá com a Semana de Boas-Vindas, de 24 a 28 de outubro. Uma intensa programação de ambientação será levada aos quatro campi.

O #InspiraUnB, atividade que dará início à programação de acolhimento, será realizado um dia antes do início do semestre letivo, em 24 de outubro, a partir das 16h, no anfiteatro 9 do Instituto Central de Ciências (ICC). Haverá exposições dos decanatos e a entrega do Manual do Estudante.

O público poderá conferir duas palestras nesta edição: às 17h, com o escritor e organizador da coleção de ensaios Darcy no Bolso Eric Nepomuceno, e às 19h30, com o poeta Nicolas Behr. Entre um bate-papo e outro, a banda do projeto Campus Sonoro Conexões promove um momento com música e alegria.

As atléticas também estarão presentes, ajudando na socialização entre ingressantes e veteranos da Universidade. Estudantes dos campi Ceilândia, Planaltina e Gama poderão utilizar o passe livre estudantil no dia 24 de outubro para deslocamento até o Darcy Ribeiro.

Para evitar que calouros se percam, a Comissão de Boas-Vindas está organizando um tour, além de uma ação em conjunto com os centros acadêmicos para acolher os novos estudantes.

Diêgo Madureira convida toda a comunidade acadêmica a participar. “A ideia é que a atividade tenha maior participação dos estudantes, até para que os veteranos conheçam os calouros e eles sejam acolhidos na instituição”, incentiva o decano.

DIVULGAÇÃO – Unidades e comunidade acadêmica interessadas em preparar atividades para recepcionar os calouros podem solicitar a inclusão das iniciativas no material de divulgação da programação oficial do Boas-Vindas. Basta preencher formulário eletrônico indicando os seguintes dados: título, descrição, data e horário, local, inscrição e forma de inscrição, e responsável pela atividade. O envio das informações pode ser feito até 30 de setembro.

*estagiário em Jornalismo pela Secom/UnB.

 

Leia também:

>> Gisele Passos de Melo recebe título de Mérito Universitário

>> UnB inaugura exposição sobre evolução do planeta

>> Especialistas debatem saúde mental em série de rodas de conversa na UnB

>> Cepe altera resolução sobre comitê de heteroidentificação

>> Universidade avança em ranking e é considerada 26ª melhor da América Latina

>> UnB inicia parceria com Cazaquistão

>> Sueli Carneiro é a primeira mulher negra doutora honoris causa pela UnB

>> UnB terá dois prêmios de direitos humanos

>> Universidade desenvolve respirador mecânico com tecnologia de descontaminação

>> UnB dobra número de bolsas para programas de iniciação à docência

>> Projeto da UnB vence prêmio de ideias para combate à evasão escolar do Geledés

 

 

matéria atualizada em 17/10 para alteração de informação sobre ônibus para deslocamento.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.