PLANEJAMENTO

Trabalhos aprovados em edital são apresentados à comissão preparatória

Docentes de cinco equipes, de diferentes áreas, integram selecionados para contribuir na proposta de atualização do Plano Diretor do campus Darcy Ribeiro, documento inédito que será encaminhado para aprovação nos conselhos da UnB. Foto: Thais Antonio/Ascom UnB


A primeira proposta de atualização do Plano Diretor do campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília está começando a sair do papel. Nesta quarta (28), foi realizada reunião com equipes de cinco eixos temáticos selecionadas via edital para se apresentar à comissão preparatória e falar um pouco das propostas para o campus. Um seminário aberto ao público com o objetivo de promover integração, articulação e ajustes nos planos de trabalho de todas as equipes foi marcado para a próxima segunda-feira, 3 de outubro, no auditório da Reitoria, das 14h às 18h.

“A ideia é construir uma visão de conjunto sobre o campus, seus problemas e desafios nessa próxima década”, explicou o presidente da comissão, Benny Schvarsberg, assessor para Assuntos Estratégicos da Reitoria. “Um ponto forte da metodologia é o trabalho não ser isolado. Quanto mais diálogo entre as áreas, melhor será o resultado final. Quanto maior a articulação, mais orgânico será o processo. É um plano coletivo, de conjunto, e instrumento para toda a comunidade universitária.”

Dois seminários previstos no edital vão subsidiar o Relatório dos resultados dos levantamentos, atualizações, mapeamentos e sistematização de dados. O seminário inicial será de apresentação e discussão da proposta metodológica para o desenvolvimento do estudo. O próximo, ainda a ser marcado, será para apresentação de resultados dos levantamentos. O relatório será consolidado após o segundo seminário para entrega à comissão, que realizará a análise para a aprovação.

A reitora da UnB, Márcia Abrahão, enfatiza a importância de construir um documento de forma democrática, reunindo professores de diversas áreas para fazer parte da comissão e, agora, com equipes multidisciplinares aprovadas pelo edital. “Até hoje a UnB não tem um Plano Diretor aprovado em seus conselhos, conforme diz o estatuto e regimento geral”, ressalta. “É com muita satisfação que vemos o resultado do edital refletido em propostas que vão auxiliar a instituição pela próxima década. Não será um Plano Diretor da reitora ou da gestão, será da Universidade. Elaborado por várias mãos, com profissionais de altíssimo nível.”

Cinco equipes foram selecionadas para os seguintes eixos temáticos: Infraestrutura de Transportes e Mobilidade, capitaneada pelo professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Pastor Taco; Conservação e Gestão Sustentável, pela professora do Departamento de Geografia Potira Meirelles Hermuche; Morfologia Arquitetônica, pelo professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Caio Silva; Paisagem e Paisagismo, pela professora da FAU Carolina Pescatori; e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, pela professora da FAU Ana Elisabete Medeiros. Um novo edital será lançado na primeira quinzena de outubro para garantir a formação de equipes na área de Infraestrutura de Saneamento e Infraestrutura de Energia Elétrica, que não tiveram trabalhos aprovados.

Caio Silva afirmou que a equipe dele pretende usar drones para mapear o campus Darcy Ribeiro e detalhar as questões relativas à morfologia arquitetônica do espaço. “Enxergar o campus como um todo, assim como um pedaço da cidade, é um grande desafio”, disse. Já Carolina Pescatori destacou a urgência de um plano diretor: “Há 20 anos eu me formei na UnB com um trabalho de graduação sobre o espaço do campus”, lembrou. “Esse trabalho para o novo plano diretor partiu de um olhar bastante ampliado de paisagem. Falamos sobre mobilidade, habitação, preservação, patrimônio, importância e história do campus, não só dentro da cidade de Brasília, mas enquanto um campus que tem importância histórica para a educação do país.”

Neio Lucio Campos, um dos integrantes da comissão preparatória, destacou a qualidade dos trabalhos aprovados. “Para a gente que está trabalhando há algum tempo nessas discussões, é um marco de alegria saber que o chamado da Universidade foi atendido por equipes tão qualificadas”, disse. “Também gostaria de reconhecer o esforço da Reitoria em discutir um plano diretor a partir da participação dos agentes que pensam a Universidade, com um conhecimento que está sendo colocado à disposição da sociedade.”

O seminário da próxima segunda-feira será aberto à participação de toda a comunidade universitária. Docentes, técnicos, pesquisadores e estudantes estão convidados.

 

Leia também:

>> Dicas ajudam comunidade acadêmica a cooperar com a coleta seletiva solidária

>> Boas-Vindas do 2º/2022 vem aí

>> Gisele Passos de Melo recebe título de Mérito Universitário

>> UnB inaugura exposição sobre evolução do planeta

>> Especialistas debatem saúde mental em série de rodas de conversa na UnB

>> Cepe altera resolução sobre comitê de heteroidentificação

>> Universidade avança em ranking e é considerada 26ª melhor da América Latina

>> UnB inicia parceria com Cazaquistão

>> Sueli Carneiro é a primeira mulher negra doutora honoris causa pela UnB

>> UnB terá dois prêmios de direitos humanos

>> Universidade desenvolve respirador mecânico com tecnologia de descontaminação

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.