HOMENAGEM

Solenidade nesta quarta (18), no auditório da Reitoria, integrou programação do 26º Congresso Internacional de Humanidades

Professora Elga Laborde recebe título de Professora Emérita na UnB. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Entre colegas, amigos e familiares, a docente do Instituto de Letras (IL) Elga Laborde recebeu, nesta quarta (18), o título de Professora Emérita da UnB. A outorga foi aprovada em agosto pelo Consuni. O título é concedido a professores que alcançaram posição eminente em suas atividades universitárias.

"Cheguei aqui no ano de 1985 e vivi metade da minha vida aqui, e isso é muito e pouco. Chile e Brasil estão dentro de mim, países nos quais me construí", disse a homenageada. "Acho que nossa maior missão é ser estímulo para todos, para cada um de nós e para nossos alunos. Muito obrigada por estar aqui!", agradeceu.

"Estamos reunidos para homenagear a professora e pesquisadora Elga Laborde pela sua relevante trajetória na área das humanidades, admirável pela excelência das contribuições e pela energia com que sempre se conduziu e inspirou tantos alunos", disse a pesquisadora colaboradora da Pós em Literatura da UnB Sylvia Helena Cyntrão, ao destacar a generosidade e os sensos ético e de justiça de Elga.

Além de professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Literatura da UnB, Elga Laborde é poeta e cantora. Formada em Jornalismo pela Universidade do Chile, com mestrado e doutorado em Literatura pela UnB, Elga dedicou mais de três décadas à Universidade de Brasília na linha de pesquisa Poética e Política.

"Só me cabe registrar o imenso agradecimento pela sua contribuição intelectual e afetiva, sua energia estimulante e inspiração entre todos nós, e dizer que você é um exemplo até para quem te conhece há pouco tempo", disse a diretora do IL, Sandra Rocha.

Vice-reitor Enrique Huelva presidiu a mesa da solenidade. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

"Para mim, é um momento muito especial ter a honra de presidir essa mesa, que tem como objetivo principal não apenas o reconhecimento do mérito daqueles que construíram a Universidade de Brasília, mas também a tentativa seguramente frustrada de retribuir tudo o que fizeram ao longo da sua vida acadêmica. E foi tanto, no caso da professora Elga", disse o vice-reitor Enrique Huelva.

Estiveram presentes à solenidade o embaixador do Chile no Brasil, Sebastián Depolo, o decano da Faculdade de História, Geografia e Letras da Universidade Metropolitana de Ciências da Educação do Chile, Jaime Muñoz, o doutor em Literatura e parceiro de produções artísticas da homenageada Roberto Medina, o professor emérito da UnB Antonio Miranda, os professores do Instituto de Letras Rogério Lima e Ruan Pedro Rojas, entre outros.

A cerimônia de homenagem a Elga Laborde fez parte também da programação do 26º Congresso Internacional de Humanidades, encerrado nesta quinta (19), na Universidade.