Para lembrar o aniversário de falecimento do autor William Shakespeare, a UnB promoveu, de 14 a 17 de junho, o evento “Shakespeare, 400 anos de legado”, que contou com a participação de professores, estudantes e do público em geral. O encontro, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura (POSLIT), discutiu textos do escritor inglês em debates, palestras e apresentações teatrais.
No encerramento do evento, o embaixador da Inglaterra, Alexander Ellis, destacou a honra de participar da homenagem ao compatriota. “Shakespeare é um autor atemporal. Seus textos falam do homem em toda complexidade. Amor, ciúme, ódio e tantos outros sentimentos humanos estão (e sempre estarão) presentes e expostos nas discussões. Seus textos transcendem os séculos”, afirmou.
O reitor Ivan Camargo falou sobre a importância da promoção de atividades artísticas nos espaços acadêmicos. “Considero que a Universidade deve estimular o estudo da obra dos autores clássicos como forma de enriquecer a formação de nossos estudantes. Tivemos, recentemente, a homenagem a Miguel de Cervantes. Autores consagrados sempre terão espaço na UnB”.
Segundo, o professor Enrique Huelva, diretor do Instituto de Letras (IL), atualizar as discussões a respeito das questões presentes nas obras de Shakespeare faz com que estudantes e pesquisadores reflitam sobre a essência da condição humana.
A aluna de Letras/Português Maria Cecília Guedes declara-se emocionada em participar do encontro. “Debater a obra de Shakespeare, sem dúvida, agrega muitos valores positivos à minha formação intelectual. Tudo o que assimilei, aproveitarei nas aulas que darei, futuramente”.
No encerramento do encontro literário, a companhia de teatro Celeiro das Antas apresentou a peça Sonhos de uma noite de verão, do escritor homenageado.
AUTOR - Um dos maiores dramaturgos de todos os tempos, William Shakespeare (1564/1616) foi o terceiro filho do casal John e Mary. Em sua juventude, estudou latim e começou a escrever logo após o seu casamento com Anne Hathaway. Escreveu 13 comédias, 13 peças históricas, 6 tragédias, 4 tragicomédias, 154 sonetos e três poemas longos. Morreu aos 52 anos. É autor dos clássicos Romeu e Julieta, Rei Lear, Otelo e Macbeth, entre outras obras consagradas.
Nos dias 20 e 21 de junho, o Instituto de Letras da UnB promove a I Jornada de Literatura e outras Artes. E, para o próximo semestre, o POSLIT pretende realizar outras atividades com o objetivo de continuar a celebrar a obra de Willian Shakespeare.
Algumas quedas servem para que nos levantemos mais fortes e felizes
William Shakespeare