COMUNICAÇÃO

Aberto para todos os interessados e com premiação de até R$ 1 mil, Universidade de Brasília: 60 anos em 6 imagens está com inscrições abertas

Inscrições vão até 30 de novembro. Resultado será divulgado no dia 13 de dezembro e premiação será no dia 15 do mesmo mês. Arte: UnBTV

Em comemoração aos 60 anos, a Universidade de Brasília (UnB) lança o Concurso de Fotografias Universidade de Brasília: 60 anos em 6 imagens. O projeto vai premiar as melhores séries fotográficas em duas categorias: Arquitetura e Cotidiano. Serão três vencedores para cada categoria. O primeiro lugar receberá um prêmio no valor de R$ 1 mil; o segundo levará R$ 500; e o terceiro, R$ 250. Todos, também, receberão certificados.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio deste link, entre 10 e 30 de novembro. O candidato poderá se inscrever em mais de uma categoria, mas só será premiado em uma delas. Todos os interessados em fotografia — amadores ou profissionais — podem participar do concurso. Não há exigência de que o concorrente tenha vínculo com a UnB.

O objetivo do concurso Universidade de Brasília: 60 anos em 6 imagens é incentivar a criatividade, promover a difusão de trabalhos fotográficos e ampliar o acervo de fotografias, preservando a memória da instituição. Para participar, o interessado precisará submeter uma série fotográfica com título criativo e contendo exatamente seis imagens para cada categoria desejada, compondo um ensaio, ou seja, relacionando as imagens entre si. Ela deverá ser centrada no tema 60 anos da Universidade de Brasília.

“O participante do concurso terá o desafio de compilar todo o legado dos 60 anos da UnB em seis fotografias. Esperamos que as imagens traduzam o quanto a UnB é pulsante. Elas não precisam ter um caráter histórico necessariamente, a narrativa do ensaio pode surgir da própria criatividade do fotógrafo a partir do tema proposto”, disse o fotógrafo da Assessoria de Comunicação (Ascom) do Gabinete da Reitoria, Beto Monteiro.

O concorrente pode usar qualquer modelo de câmera, seja profissional ou seja celular. Fotografias manipuladas com montagens ou colagens, entretanto, serão desclassificadas. Apenas edições para ajuste de cor, enquadramento, brilho, contraste e nitidez são permitidas.

Com o apoio da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), o projeto é uma iniciativa da UnBTV, em parceria com a Ascom e a Secretaria de Comunicação (Secom). Presidida pelo professor Marcelo Feijó, da Faculdade de Comunicação (FAC), a comissão julgadora do concurso será composta ainda por um representante de cada um desses setores de comunicação da UnB e mais um docente da Universidade.

O resultado será anunciado em 13 de dezembro no portal UnB Imagens e, caso os vencedores residam em Brasília, os prêmios serão entregues presencialmente no dia 15 do mesmo mês, na cerimônia de encerramento das comemorações dos 60 anos da Universidade. É importante que o participante leia o Edital para saber todas as informações do concurso.

Concurso de Fotografias Universidade de Brasília: 60 anos em 6 imagens
Inscrições: 10 a 30 de novembro
Edital: http://unbimagens.unb.br/images/Documentos/Universidade_de_Braslia__60_anos_em_6_imagens_EDITAL.pdf