REPRESENTAÇÃO

Docente da UnB assume a presidência da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação pela primeira vez

Fernando Paulino Oliveira (terceiro da primeira fileira), professor da Faculdade de Comunicação da UnB, estará à frente da Associação nos próximos anos. Imagem: Reprodução

 

Eleita por 97% dos votos, a nova diretoria da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (Alaic) é composta por Fernando Oliveira Paulino (presidente e professor da UnB), Daniela Monje (vice-presidente, Argentina), Sandra Osses (diretora de Comunicação, Colômbia), Tanius Karam (diretor científico, México), Eduardo Villanueva Mansilla (diretor de Relações Internacionais, Peru), Maria Cristina Gobbi (diretora administrativa, Brasil).

A assembleia que deu posse ao novo Conselho Diretivo foi presidida por Gabriel Kaplún (Uruguai), ex-presidente da Alaic, que passa agora a atuar no Conselho Consultivo da entidade.

Na agenda dos próximos anos da Alaic está a organização da próxima edição da Escola de Verão com pós-graduandos na Colômbia em 2023, seminários e o XVII Congresso da Alaic, previsto para 2024 na Universidad Autónoma Simon Bolívar, em Quito (Equador).

A nova direção pretende estimular ações presenciais e virtuais, fortalecendo os Grupos Temáticos e de Interesse, projetos acadêmicos propostos pelos associados, a cooperação, a comunicação e o diálogo com os(as) sócios(as), associações nacionais e internacionais e os capítulos regionais.

Além disso, a diretoria objetiva estimular a utilização do portal www.alaic.org, possibilitando mais espaços utilizações digitais dos sócios via Grupos e Biblioteca Virtual, criando mais ambientes de participação de jovens pesquisadores por meio de mais espaços nos congressos, seminários, publicações e prêmios.

Criada em 1978, a Alaic conta com sócios individuais e institucionais de países latino-americanos, promovendo intercâmbio científico e acadêmico por meio de eventos e publicações.

Docentes da UnB têm desenvolvido um papel essencial na história da Alaic desde o processo de formação da entidade, como pode ser observado no texto publicado em https://www.observatoriodaimprensa.com.br/interesse-publico/ed686-um-marco-esquecido-na-historia/.

Mais recentemente, a Universidade de Brasília sediou as três primeiras edições (2014, 2015 e 2016) da Escola de Verão Pesquisa em Comunicação na América Latina, recebendo pesquisadores e pós-graduandos de toda a América Latina. Docentes e estudantes da UnB têm participado de seminários e congressos, apresentando trabalhos e livros resultantes das pesquisas realizadas, sobretudo por meio dos cursos oferecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

 

Leia também:

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19 na Universidade

>> Universidade de Brasília promove seu 28º Congresso de Iniciação Científica e 19º do DF

>> Direção do Instituto de Artes toma posse

>> UnB lança concurso de fotografia em comemoração aos 60 anos

>> UnB assume presidência do Grupo Tordesilhas

>> Grande nome da sociologia, Luc Boltanski recebe título de Professor Honoris Causa

>> Entenda o que é o PDI, plano com diretrizes para atuação da UnB nos próximos anos

>> UnB tem 64 cursos com 4 e 5 estrelas no Guia da Faculdade do Estadão

>> Comissão do novo Plano Diretor apresenta avanços

>> Universidade terá fórum sobre inserção curricular da extensão

>> Placa em homenagem a Fausto Alvim é inaugurada no campus Darcy Ribeiro

>> Novos técnicos tomam posse na UnB

>> Henrique Malvar recebe título de Doutor Honoris Causa

>> UnB e empresa chinesa de biotecnologia iniciam parceria

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.