TECNOLOGIA

Iniciativas buscam despertar o interesse pelas Ciências Exatas entre mulheres e alunos do Ensino Médio

Foto: Reprodução

Um grupo que reúne alunos de graduação e pós-graduação das Engenharias para promover o setor no Distrito Federal. Esse é o Ramo Estudantil IEEE da UnB que, para cumprir o objetivo, desenvolve projetos e promove palestras, cursos e visitas técnicas em parceria com professores, instituições de ensino e empresas nacionais e internacionais.

A iniciativa integra o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), fundado em 1884 e que, atualmente, conta com mais de 430 mil engenheiros e estudantes de Engenharia em todos os continentes. A sociedade profissional mundial é formada por regiões, divididas em seções, nas quais estão inseridos os ramos estudantis.

Uma das propostas desenvolvidas pelo Ramo Estudantil IEEE da UnB é o Projeto Electron, atividade de extensão que prevê aulas de eletrônica básica destinadas a alunos de escolas públicas com o objetivo de despertar o interesse pela área de Ciências Exatas.

Na ação, graduandos de várias habilitações da Engenharia da UnB ministram aulas de física para estimular os estudantes do nono ano do Ensino Fundamental ao terceiro do Ensino Médio a conhecerem a área na prática e, assim, aumentar o interesse desses jovens pelos cursos. As atividades também usam kits didáticos doados pelo IEEE, que lembram o brinquedo Lego e funcionam como um laboratório portátil de eletrônica.

Para o conselheiro do Ramo Estudantil da UnB, professor Alexandre Zaghetto, a ação ainda fortalece o currículo dos estudantes. “As atividades são desenvolvidas com base no currículo regular do curso, e os membros do projeto também participam de feiras e eventos para divulgação do trabalho realizado”.

Alunos do Projeto Electron do Centro de Ensino Médio 09 - Ceilândia/DF. Foto: Reprodução

A melhoria do nível acadêmico e profissional dos alunos é a grande contribuição do grupo para a formação dos alunos, na visão do presidente do Ramo Estudantil da UnB, Jefferson Carlos Lima.

O estudante do 8º período do curso de Engenharia Elétrica aponta que a iniciativa “promove maior integração entre os graduandos e sua futura profissão, além de incentivar a liderança, a responsabilidade, a pró-atividade e o trabalho em grupo”.

Outro grupo parceiro do Ramo Estudantil da UnB é o Women in Engeneering (WIE/UnB), formado, principalmente, por alunas e professoras dos cursos de Exatas, mas não restrito às mulheres. O intuito é incentivar as alunas a participarem de atividades na área.

PRÊMIOS – A inclusão da questão do gênero no Projeto Electron – que reservou 50% das vagas da proposta para a participação de mulheres – e a parceria com o WIE/UnB auxiliaram a iniciativa a conquistar a medalha de ouro, juntamente com outras três universidades internacionais, no IEEE Darrel Chong Student Activity Award 2014.

A premiação mundial reconhece ideias inovadoras realizadas pelos Ramos Estudantis, que servem como modelos para aumentar a qualidade das atividades e o compartilhamento do conhecimento entre os alunos. O grupo já havia sido contemplado com a medalha de prata em 2013.

Visita técnica realizada na Subestação de Samambaia/Furnas. Foto: Reprodução

O Projeto Electron ainda havia sido premiado com o título de melhor caso de sucesso do Brasil e com o IEEE Student Enterprise Award, que reconhece a excelência de projetos na América Latina.

Em outubro de 2014, na XVII Reunião Regional de Ramos Estudantis do IEEE, evento que reuniu em Santiago, no Chile, estudantes de Engenharia de 11 países da América Latina e Caribe, o Ramo Estudantil do IEEE da UnB recebeu dois prêmios. Com a foto da uma visita técnica do grupo na subestação de Samambaia/Furnas, a equipe conquistou o terceiro lugar do concurso de fotografia IEEE R9 Photo Contest.

O Ramo Estudantil IEEE da UnB ainda conquistou o segundo lugar do IEEE Student Ethics Competition, no qual é simulado um problema para os participantes tomarem decisões e aplicarem conceitos éticos para situações profissionais típicas.