Terminou nesta quarta-feira (12) o 20º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília e o 11º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal. A cerimônia de encerramento lotou o Anfiteatro 9 no ICC Sul. Estavam presentes estudantes e professores das quatro instituições de ensino participantes - UnB, UniCEUB, UDF e UCB -, além de alunos do ensino médio.
Na abertura, a mesa parabenizou os "jovens cientistas". "Parabéns a todos pelas pesquisas", disse Manuela Smith, coordenadora do programa de Iniciação Científica na UDF. "É uma experiência que traz muitos frutos", completou.
Para Fernanda Lima, assessora de Pós-Graduação e Pesquisa no UniCEUB, todos os participantes são vitoriosos. "É possível perceber o crescimento dos estudantes."
Já a coordenadora do programa de IC da UCB Paula Silva destacou o tema do congresso neste ano - Conhecimento para uma cultura de paz. "Está na mão dos futuros cientistas promover melhorias em busca da paz."
O reitor da UnB, Ivan Camargo, relembrou o tempo de estudante na Universidade de Brasília. "Fiz a iniciação científica em matemática." Ele agradeceu os organizadores do evento e parabenizou alunos e orientadores pelas pesquisas. "Fiquei encantado com os trabalhos", disse.
"Todos os jovens pesquisadores do DF são vencedores", reiterou o decano de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB, Jaime Santana. "Também fiquei impressionado com os trabalhos dos estudantes de ensino médio", destacou.
Diretora de fomento à Iniciação Científica na UnB, Heloísa Salles destacou a dedicação de alunos e professores e a importância da pesquisa para o desenvolvimento do país.
PREMIAÇÃO - Após apresentação do grupo de trompete da UnB, foi a vez do Prêmio Destaque de Iniciação Científica. Estudantes de graduação da UnB faturaram o prêmio em cada uma das três grandes áreas de conhecimento: Ciências Exatas, Humanas e da Vida.
Em Ciências Exatas, venceu a estudante de Engenharia Elétrica Sara Mauá com o trabalho Controle dinâmico de oscilações não-lineares de bolha em meio magnético. A orientação foi do professor Francisco Cunha, da Engenharia Mecânica.
Manuela Leda, estudante de Sociologia, faturou o prêmio em Ciências Humanas com Modernidades múltiplas e pós-colonialismo: para repensar a sociologia da modernidade. Trabalho orientado pelo professor Sérgio Tavolaro.
Sob orientação do professor Rodrigo Gonçalves, da Medicina, o trabalho Detecção e caracterização molecular de tripanossomatídeos em pequenos mamíferos no Distrito Federal, da estudante de Farmácia Ana Gabriela Dietrich, foi escolhido como o melhor em Ciências da Vida.
Além dos indicados para o Prêmio Destaque, mais de cem jovens cientistas receberam menção honrosa. Quase dois mil trabalhos foram apresentados nos três dias de congresso.
Para saber mais:
Estudantes apresentam pesquisas de iniciação científica
Programa abre as portas para o universo da pesquisa
Iniciativa reconhece e incentiva pesquisas de alunos de graduação