JOVENS CIENTISTAS

Cerimônia aconteceu nesta quarta (12) no campus Darcy Ribeiro

Foto: Mariana Costa/UnB Agência

Terminou nesta quarta-feira (12) o 20º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília e o 11º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal. A cerimônia de encerramento lotou o Anfiteatro 9 no ICC Sul. Estavam presentes estudantes e professores das quatro instituições de ensino participantes - UnB, UniCEUB, UDF e UCB -, além de alunos do ensino médio.

Na abertura, a mesa parabenizou os "jovens cientistas". "Parabéns a todos pelas pesquisas", disse Manuela Smith, coordenadora do programa de Iniciação Científica na UDF. "É uma experiência que traz muitos frutos", completou.

Para Fernanda Lima, assessora de Pós-Graduação e Pesquisa no UniCEUB, todos os participantes são vitoriosos. "É possível perceber o crescimento dos estudantes."

Já a coordenadora do programa de IC da UCB Paula Silva destacou o tema do congresso neste ano - Conhecimento para uma cultura de paz. "Está na mão dos futuros cientistas promover melhorias em busca da paz."

O reitor da UnB, Ivan Camargo, relembrou o tempo de estudante na Universidade de Brasília. "Fiz a iniciação científica em matemática." Ele agradeceu os organizadores do evento e parabenizou alunos e orientadores pelas pesquisas. "Fiquei encantado com os trabalhos", disse.

"Todos os jovens pesquisadores do DF são vencedores", reiterou o decano de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB, Jaime Santana. "Também fiquei impressionado com os trabalhos dos estudantes de ensino médio", destacou.

Diretora de fomento à Iniciação Científica na UnB, Heloísa Salles destacou a dedicação de alunos e professores e a importância da pesquisa para o desenvolvimento do país.

PREMIAÇÃO - Após apresentação do grupo de trompete da UnB, foi a vez do Prêmio Destaque de Iniciação Científica. Estudantes de graduação da UnB faturaram o prêmio em cada uma das três grandes áreas de conhecimento: Ciências Exatas, Humanas e da Vida.

Em Ciências Exatas, venceu a estudante de Engenharia Elétrica Sara Mauá com o trabalho Controle dinâmico de oscilações não-lineares de bolha em meio magnético. A orientação foi do professor Francisco Cunha, da Engenharia Mecânica.

Sara Mauá: "O mais interessante é a interdisciplinaridade". Foto: Mariana Costa/UnB Agência

Manuela Leda, estudante de Sociologia, faturou o prêmio em Ciências Humanas com Modernidades múltiplas e pós-colonialismo: para repensar a sociologia da modernidade. Trabalho orientado pelo professor Sérgio Tavolaro.

Sob orientação do professor Rodrigo Gonçalves, da Medicina, o trabalho Detecção e caracterização molecular de tripanossomatídeos em pequenos mamíferos no Distrito Federal, da estudante de Farmácia Ana Gabriela Dietrich, foi escolhido como o melhor em Ciências da Vida.

Além dos indicados para o Prêmio Destaque, mais de cem jovens cientistas receberam menção honrosa. Quase dois mil trabalhos foram apresentados nos três dias de congresso.

Para saber mais:

Estudantes apresentam pesquisas de iniciação científica

Programa abre as portas para o universo da pesquisa

Iniciativa reconhece e incentiva pesquisas de alunos de graduação

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.