PRÊMIO CAPES

Pesquisador analisa a propagação de sinais elétricos no corpo humano com auxílio de supercomputadores

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

 

O trabalho Mecanismo de ativação de canais iônicos dependentes de voltagem Kv e Nav e a interação com anestésicos gerais acaba de receber o Prêmio Capes de melhor tese na área de Ciências Biológicas I.

 

De autoria do biólogo Cristiano Amaral, a tese foi defendida no programa de pós-graduação em Biologia Molecular da UnB sob orientação do professor Werner Treptow e coorientação da professora Sônia Maria de Freitas.

 

Segundo o pesquisador, o objetivo era descrever a propagação de sinais elétricos nas células do corpo em escala atômico-molecular.

 

“O sistema nervoso coordena movimentos do corpo, sentidos, como olfato e gustação, e produção de hormônios que regulam o funcionamento do organismo”, explica. “Entender como funciona todo esse circuito elétrico e bioquímico abre novos caminhos no campo da saúde”, acredita.

 

Amaral explica que a tese foca no que ele chama de mecanismo de ativação de canais iônicos. “É como se tivesse dado vários zooms até chegar à proteína de membrana que regula a passagem de íons e outras substâncias”, explica.

 

O autor afirma que, no futuro, por exemplo, será possível saber, com maior precisão, de que modo substâncias, como toxinas e analgésicos, agem no corpo humano. E também expandir o campo de estudos sobre dor e paralisias.

 

Ele destaca o papel da computação na análise. “Simulações por computador reconstituem estruturas impossíveis de serem observadas na bancada do laboratório”, diz.

 

A tese concorre ao Grande Prêmio Capes, que acontece no final do ano, quando vão ser escolhidos os três melhores trabalhos em cada área do conhecimento: exatas, biológicas e humanas.

 

Clique aqui para ver o resumo da tese numa aula preparada pelo pesquisador.

 

Para saber mais:

 

Prêmio Capes destaca teses da UnB

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.