NEUROCIÊNCIA

Obra Cérebro, Evolução e Linguagem será apresentada nesta terça-feira (18) no auditório 1 do Instituto de Biologia (IB) às 18h. Docente é pioneiro em neurociência no DF

 

Será lançado nesta terça-feira (18), o livro “Cérebro, Evolução e Linguagem”. A grandiosa obra reúne pesquisas dos mais de 30 anos de carreira em neurociência do docente Paulo Saraiva, falecido em 2009. O lançamento acontecerá às 18h no auditório 1 do Instituto de Ciências Biológicas (IB/UnB).

 

Finalizado com colaboração de Carlos Tomaz e Valdir Filgueiras Pessoa, professores e companheiros de laboratório de Saraiva, o trabalho apresenta a questão da evolução da linguagem como um fator fundamental na evolução da consciência em caráter multidisciplinar.

 

Sobretudo traz reflexão sobre a origem destes temas, que transcorre ciências da vida, humanas, exatas e filosofia.

 

O autor pondera sobre a comunicação na natureza e a evolução do cérebro com citações de Darwin, Merlin Donald, Karl Popper, dentre outros.

 

A Comissão UnB 50 anos apoiou o projeto, ainda no ano de jubileu, para que a memória e legado acadêmico do docente sejam ressaltados.

 

O convite para o lançamento pode ser visualizado aqui.

 

SOBRE - Paulo Espírito Santo Saraiva doou-se à academia. Chegou a Brasília em 1967, antes iniciou a jornada acadêmica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco, para integrar o corpo docente da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da Universidade de Brasília.

 

No mesmo ano, fundou o laboratório de Neurobiologia, incorporado ao Instituto de Ciências Biológicas (IB), ao lado de Helena Magalhães e Bráulio Magalhães Castro. O trio foi pioneiro em neurociência no Distrito Federal.

 

Atuou como docente, na criação e coordenação de disciplinas. Além disso, exerceu diversas funções administrativas na Universidade, como chefe de departamento, vice-diretor de instituto, decano de pesquisa e pós-graduação e membro do conselho editorial da Editora UnB.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.