Os professores e pesquisadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB) ganharam um espaço inédito para divulgação e consulta acadêmica. A FAU lançou nesta semana a Série Didáticos, uma publicação periódica composta por três coleção de livros didáticos, divididas de acordo com a linha dos departamentos da faculdade: Teoria e História, Projetos e Tecnologia.
“A publicação tem como objetivo apresentar resultados de pesquisas e estudos em formato acessível aos estudantes de graduação e fornecer material de apoio para as disciplinas da faculdade”, aponta a editora executiva da FAU, professora Maria Fernanda Derntl.
A Série Didáticos é mais uma iniciativa da Editora FAU/UnB, estruturada em 2012. Neste período, houve a produção de diversos trabalhos, como a revista Arqui; o livro Cidade Rural, do professor Luiz Alberto Gouvêa; o CD Urbanismo no Rio de Janeiro, organizado pelos professores Rodrigo de Farias e Vera F. Rezende; e publicações derivadas do seminário História da Cidade e do Urbanismo, organizado pela FAU neste ano.
TEORIA E HISTÓRIA – O primeiro volume da Série Didáticos foi divulgado na última quarta-feira (22). O lançamento ocorreu durante a cerimônia de inauguração do auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. O livro faz parte da coleção Teoria e História.
Intitulada Arquitetura, Estética e Cidade, a obra possui dez textos escritos por professores do departamento de Teoria e História (THA) da FAU. “Temas importantes para a formação do arquiteto são analisados em perspectivas que derivam das pesquisas originais dos professores”, define Maria Fernanda Derntl. Ela e a professora Elane Ribeiro Peixoto dividem a organização desse primeiro livro.
Os livros da editora da FAU-UnB são distribuídos gratuitamente a faculdades de Arquitetura e Urbanismo de universidades públicas e aos principais arquivos e bibliotecas do país. Também podem ser encontrados na livraria do Chico, no ICC Norte. A expectativa é de que no ano que vem sejam publicados mais dois volumes da Série Didáticos.