PUBLICAÇÃO

Periódico reúne fotos, pesquisas e projetos dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo, além de publicações que saíram na imprensa sobre a faculdade

Foto: Mariana Costa/UnB Agência

 

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) lançou nesta quarta-feira (22) a revista ARQUI. O evento ocorreu no recém-inaugurado auditório da faculdade. O periódico reúne projetos desenvolvidos na área e divulga os trabalhos finais de curso que mais se destacaram nas bancas avaliativas do último semestre letivo.

 

A publicação terá periodicidade semestral e pode ser acessada em formato impresso ou virtualmente.

 

A revista ARQUI nasce com edição de número 2, em referência ao primeiro periódico da faculdade, publicado há 15 anos, em uma única edição.“Pensamos em homenagear a revista anterior e criar esta linha na história”, explica o estudante Danilo Fleury, que participou da produção gráfica.

 

A edição possui 111 páginas divididas em sete seções, nas quais são destacados conteúdos comuns ao universo da Arquitetura, como fotos, pesquisas e projetos arquitetônicos. “A revista é muito visual e tem uma força natural e poderosa dos estudantes”, avalia o diretor da FAU, José Manoel Morales Sánchez.

 

A publicação apresenta também uma homenagem ao fundador da FAU e professor emérito da UnB, João Filgueiras Lima, falecido em 21 de maio deste ano.

 

IDEALIZAÇÃO – A ARQUI surge com três responsabilidades definidas: “Documentar a história da FAU, servir de canal para os ex-alunos e de estímulo pedagógico aos graduandos”, aponta o diretor da faculdade.

 

A documentação histórica é realizada a partir da compilação e publicação na revista dos textos divulgados na mídia sobre a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

 

O canal com o ex-aluno acontece naturalmente, uma vez que a revista, em sua publicação impressa e digital, aproxima o cotidiano da faculdade dos graduados que estudaram na FAU. Para a concretização do objetivo pedagógico do periódico, os professores definiram publicar na revista os trabalhos de conclusão de curso (TCC) avaliados com a nota máxima.

 

“Assim eles servem de estímulo para os novos alunos a partir da comparação dos futuros trabalhos com os realizados e da expectativa de sair na revista”, explica Sánchez. Para o diretor, isso deve colaborar para a melhoria da qualidade dos trabalhos acadêmicos.

 

Leia mais: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo publica série de livros didáticos

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.