ESPORTE

Noventa representantes vão a Goiânia para a principal competição universitária do país, que começa nesta quarta (18)

 

Estudantes-atletas vão representar a UnB no 65º JUBs, em Goiânia. Foto: Hugo Costa/DEA-DAC

 

A bandeira da Universidade de Brasília vai tremular em Goiânia a partir de 18 de outubro, data de início dos 65º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Com 79 atletas em 14 modalidades, a delegação atual é quase duas vezes maior que a levada à edição de 2016, em Cuiabá. O desafio agora é elevar o desempenho na mesma proporção. No ano passado, o saldo foi de duas conquistas, disputas de finais e boas campanhas.

 

>> Acompanhe aqui a cobertura dos jogos

 

“Temos, sozinhos, quase metade dos atletas do Distrito Federal. Vamos com o maior grupo dos últimos anos para buscar resultados expressivos”, afirma o servidor da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC) e chefe da delegação da UnB, Carlos Alberto Diniz, mais conhecido como Carlão.

 

“Temos boas chances nos esportes individuais, em especial em modalidades de luta, atletismo e jogos virtuais”, avalia. Além de Carlão, a UnB terá dez representantes nas comissões técnicas e nas atividades de apoio durante os jogos.

 

A atleta da marcha atlética Geciária da Silva vai a Goiânia mirando o pódio. “Estou treinando para isso. Se possível, quero o primeiro lugar", diz, confiante. Em seu primeiro JUBs, a estudante de Fisioterapia diz ser gratificante poder representar a UnB. Quem também pensa em ir longe é a mesatenista Carolina Soares, aluna da Matemática. “Desta vez quero vencer e lutar por medalha”, diz ela, que vai pela terceira vez a uma edição dos jogos.

 

Atleta de badminton, Guilherme Neves compara os jogos às Olimpíadas. “Você recebe uma credencial e convive com atletas de todos os esportes. O clima é muito bom”, diz o futuro engenheiro ambiental, que chegou às quartas de final em 2016.

Clique para ampliar. Arte: João Paulo Alencar/DEA-DAC

 

APOIO – Parte da delegação da Universidade reuniu-se na semana passada para informes e esclarecimentos sobre a viagem.

 

Carlão ressaltou a responsabilidade dos envolvidos e colocou-se à disposição para eventuais necessidades de atletas e técnicos. “Passarei em todos os locais de prova. Estaremos sempre juntos”, garantiu.

 

A nutricionista da DEA, Jamilie Lima, levou dicas sobre alimentação adequada durante os jogos. “Esse não é o momento de experimentar novos pratos ou alimentos com os quais vocês não estão acostumados”, recomendou.

 

Ela também ressaltou a necessidade de se hidratar bem. A previsão do tempo aponta para temperaturas acima dos 30 graus durante os jogos na capital goiana. A umidade pode ficar abaixo de 20% nos momentos mais secos.

 

Os JUBs 2017 vão receber mais de 5 mil atletas de todas as unidades da federação. Cerca de 300 voluntários vão contribuir para a realização do evento, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Informações diárias da UnB nos Jogos estarão na nova página de esportes da DEA.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave