ESPORTE

Delegação tem representantes em 11 modalidades. Disputa começa em novembro e terá blog exclusivo para cobertura

Foto: Victoria Cristina Costa

Missão: representar a Universidade de Brasília na maior competição esportiva universitária nacional. É com essa responsabilidade que 40 estudantes-atletas partem para Cuiabá (MT), que sedia a partir de 3 de novembro a edição deste ano dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Das 17 modalidades em disputa, a UnB estará presente em 11: acadêmico, badminton, basquete 3 x 3, corrida de rua, futebol virtual, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa e xadrez.

“É um sonho”, diz a tenista Bárbara Campos. Pela primeira vez em uma olimpíada universitária, a estudante de Psicologia avalia a competição como “de grande importância” e busca ir longe. “Espero alcançar bons resultados”, afirma ela, que treina há oito anos.

Confiante na luta por medalhas, a enxadrista Priscila Silva está preparada para “vencer as partidas e trazer o título para a UnB”. Também estreante, a aluna de Engenharia Mecatrônica diz estar empolgada com a viagem a Cuiabá e pronta para enfrentar adversárias de alto nível.  “Não será fácil”, diz.

Carregar as cores da UnB é um desejo antigo do nadador e futuro educador físico Augusto Faria. “Sempre quis poder representar minha universidade em um campeonato de nível nacional. Espero fazer isso de maneira gloriosa”, diz ele, atual campeão da prova de 200 m costas no campeonato interfederativo júnior.

Responsável por chefiar a delegação da UnB, o coordenador de esporte e lazer (SEL/DEA/DAC), Carlos Alberto Diniz, o Carlão, diz ter “a melhor expectativa possível para os JUBs”. Ele aposta em desempenho ainda melhor que o do ano passado, quando a instituição ficou na terceira colocação no Troféu Eficiência da Confederação Brasileira do Desperto Universitário (CBDU), que leva em consideração os JUBs e outras competições nacionais.

APOIO – A diretora de Esporte, Arte e Cultura, Brenda Oliveira, avalia que a presença da UnB nos jogos supera as expectativas.  Ela ressalta o empenho dos atletas e da Universidade em ano de aperto financeiro. “Tivemos cortes acima de 50% no nosso orçamento”, lembra. “Apesar disso, conseguimos boa participação nas mais importantes competições nacionais”.

Para a decana de Assuntos Comunitários, Thérèse Hofmann, os atletas classificados para os jogos já são vitoriosos. Ao comentar as dificuldades econômicas e estruturais, a gestora também se ressente da falta da Associação Atlética Acadêmica da UnB, desarticulada nos últimos anos. “A Atlética faz muita falta na organização e na promoção do esporte universitário”, diz.

A UnB concede apoio financeiro para o transporte a Cuiabá, além de auxiliar atletas por meio da Bolsa Atleta Universitária. A CBDU arca com a hospedagem e a alimentação. “Apesar do cenário econômico, o esforço e o comprometimento são grandes”, afirma Thérèse, que elogia a DEA pela luta em defesa do esporte.

JOGOS E COBERTURA – Esta é a primeira vez que Mato Grosso organiza os JUBs, que estão na 64ª edição. Outras três novidades marcam o evento deste ano: a inclusão do paradesporto, de jogos eletrônicos e da modalidade acadêmica, que vai premiar artigos científicos.

A DEA, em parceria com a Secretaria de Comunicação da UnB, vai trazer informações diárias dos jogos em blog exclusivo. A cobertura e os principais resultados estarão ainda no portal e nas redes sociais da Universidade.