As equipes esportivas da Universidade de Brasília destacaram-se na última edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorreu em Brasília entre os dias 18 e 25 de setembro. Ao todo, os atletas trouxeram para casa nove medalhas nas modalidades de cheerleading, skate feminino, futebol eletrônico, counter strike e handebol feminino. O xadrez feminino foi vice-campeão na competição por equipe. Este ano, uma delegação de 91 atletas, distribuídos em 16 modalidades, levou o nome da UnB para os jogos.
Nesta quinta-feira (6), os estudantes-atletas que representaram a UnB nos JUBs foram recebidas pela administração superior em comemoração às medalhas conquistadas na competição. O vice-reitor no exercício da reitoria Enrique Huelva, o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio, a diretora de Esporte e Atividades Comunitárias, Cláudia Goulart, o diretor da Faculdade de Educação Física, Martim Bottaro, e o coordenador de Esporte e Lazer, Carlos Diniz, mais conhecido como Carlão, estavam na comitiva organizada para parabenizar e ouvir os estudantes.
“É um enorme orgulho e emociona muito ver as pessoas torcendo pela nossa Universidade nesses eventos”, disse Enrique Huelva. “Para nós, cada participação nesses eventos é um ato de resiliência, de resistência”, continuou o vice-reitor, fazendo referência aos cortes orçamentários que têm atingido a UnB e outras universidades brasileiras. O mais recente deles, anunciado nesta quarta-feira (5).
Ainda sobre recursos financeiros, o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio, relembrou o impacto sentido pelo setor de esportes durante a pandemia e a importância da parceria feita com parlamentares do DF para conseguir emendas que beneficiem a prática de esportes. “A participação de vocês tem muito a ver com emendas, e em meio a toda essa crise, vocês conseguiram fazer a diferença”, disse o decano, que expressou a importância da prática esportiva como um dos pilares da promoção em saúde. “Quiçá, no futuro, a gente possa falar mais em esporte do que em agravos e doenças”, projetou.
Durante o encontro, foi dada a oportunidade para que os estudantes-atletas apresentassem suas dúvidas e sugestões para a administração da UnB. Ana Caroline Lima, aluna de Pedagogia e skatista, deixou sugestões para maior valorização do esporte na Universidade.
"O skate agora também é um esporte olímpico e precisa ser considerado nas estratégias com as emendas, os recursos que venham a entrar. O skate ainda é muito marginalizado na nossa sociedade. As pessoas batem uma bolinha no ICC, treinam o cheerleading, mas quando a gente anda de skate, o guarda manda a gente parar. Precisamos urgentemente de um espaço para andar de skate na Universidade”, disse a estudante, que também informou que já existe um projeto elaborado para a construção de uma pista para prática do esporte.
O diretor da Faculdade de Educação Física, Martim Bottaro, afirmou que as portas estão abertas para receber as propostas dos estudantes e que existem projetos em andamento para revitalização do Centro Olímpico (CO). “Com recursos próprios da FEF, inauguramos o aquecimento solar da piscina na semana passada”, lembrou. Além disso, o diretor informou que tem realizado conversas com senadores e deputados para conseguir recursos para custear melhorias no CO.
Leia também:
>> Governo federal faz novo corte na educação e inviabiliza funcionamento das universidades
>> Pesquisa da UnB analisa relação entre consumo de drogas e suicídios no DF
>> UnB recebe três menções honrosas no Prêmio Capes de Tese 2022
>> Vivência Amazônica realiza a sua quinta imersão em campo
>> Professores da Face representam a UnB em estudo internacional sobre transição energética
>> Vera Lúcia entra para o quadro de professoras eméritas da UnB
>> Equipes do Plano Diretor da Universidade se reúnem pela primeira vez
>> Dicas ajudam comunidade acadêmica a cooperar com a coleta seletiva solidária
>> Boas-Vindas do 2º/2022 vem aí
>> Gisele Passos de Melo recebe título de Mérito Universitário