PRODUÇÃO ACADÊMICA

Pesquisas foram reconhecidas nas áreas de artes visuais, ensino de ciência e educação física

Menções honrosas no Prêmio Capes de Tese 2022 contemplaram pesquisas de doutorado de PPGs do campus Darcy Ribeiro e da Faculdade UnB Planaltina. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Três teses desenvolvidas na Universidade de Brasília receberam menção honrosa na edição de 2022 do Prêmio Capes de Tese. A iniciativa reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em 2021, na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

A tese Escolas sustentáveis: uma análise de experiências a partir do pensamento freireano, escrita por Antônia Adriana Arrais, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência, e orientada pelo professor Marcelo Bizerril, foi uma das agraciadas. Para Bizerril, a menção honrosa tem um valor especial porque Antônia é uma estudante formada a partir da expansão da UnB para Planaltina.

Patrícia Machado, Antônia Arrais, Marcelo Bizerril e Philippe Layrargues na defesa da tese de Antônia Adriana Arrais. Foto: Arquivo Pessoal

 

“Esse prêmio me deu muitas alegrias. A primeira para o nosso programa, que é um programa jovem e que recebe seu primeiro prêmio nacional de teses. Segundo, a própria Antônia, que venceu, é uma doutora da periferia de Planaltina formada integralmente com a expansão da Universidade. Fez a graduação, o mestrado e o doutorado no campus Planaltina. O que demonstra a importância da expansão [da Universidade] em formar cientistas com reconhecimento nacional”, explica.

 

Para Antônia, o reconhecimento do trabalho traz a alegria de uma conquista coletiva. “Essa tese é fruto de um trabalho coletivo, especialmente das vozes das pessoas que fazem parte dessas escolas sustentáveis que foram investigadas, uma no Ceará e outra no Rio Grande do Sul”, detalha.

 

>> Saiba mais sobre a pesquisa na edição 26 da revista Darcy

 

Outra pesquisa que recebeu menção honrosa foi a de Bianca Andrade Tinoco, do PPG de Artes Visuais, orientada pelo professor Emerson Dionísio de Oliveira. O título da tese é A preservação da performance em coleções de arte contemporânea no Brasil. “É o segundo ano consecutivo que o programa recebe uma menção honrosa da Capes. Para nós, é muito importante, coroa um projeto de longo prazo, especialmente na produção contemporânea das artes visuais”, avalia Emerson.

 

Para Bianca, a menção honrosa vem com o orgulho de poder levar o nome da UnB para mais lugares. “É uma grande honra representar a UnB nesse contexto. É muito importante levar o nome de uma universidade pública numa premiação nacional e o nome do PPGAV junto com o meu orientador, além de dar mais luz a essa questão do colecionamento de performance”, ressalta a autora.

 

Também foi agraciada a tese escrita por Jeann Luccas Sabino no PPG de Educação Física, com orientação do professor Lauro Vianna e título Distúrbios cardiovasculares em repouso e durante o exercício em pacientes com doença de Parkinson: a contribuição do barorreflexo arterial e metaborreflexo muscular. O orientador, que também foi premiado na edição de 2021, celebrou o resultado. “Ficamos muito felizes com esse reconhecimento. Além da projeção nacional, essa premiação é mais um reforço para continuarmos no caminho da boa ciência, com foco na produção de conhecimento disruptivo”, conclui.

Confira as teses que receberam menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2022. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

PRÊMIO CAPES – A avaliação para selecionar os vencedores leva em conta a originalidade, o caráter inovador e a relevância das teses para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do país. Também são consideradas a qualidade e quantidade de publicações decorrentes da pesquisa, bem como a metodologia utilizada, a qualidade da redação e a estrutura e organização do texto.

 

Leia também:

>> Vivência Amazônica realiza a sua quinta imersão em campo

>> Professores da Face representam a UnB em estudo internacional sobre transição energética

>> Vera Lúcia entra para o quadro de professoras eméritas da UnB

>> Equipes do Plano Diretor da Universidade se reúnem pela primeira vez

>> Dicas ajudam comunidade acadêmica a cooperar com a coleta seletiva solidária

>> Boas-Vindas do 2º/2022 vem aí

>> Gisele Passos de Melo recebe título de Mérito Universitário

>> UnB inaugura exposição sobre evolução do planeta

>> Especialistas debatem saúde mental em série de rodas de conversa na UnB

>> Cepe altera resolução sobre comitê de heteroidentificação

>> Universidade avança em ranking e é considerada 26ª melhor da América Latina

>> UnB inicia parceria com Cazaquistão

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.