ESPORTE

Neste ano, Jogos Universitários Brasileiros acontecem em Maringá, no Paraná. Competição vai de 4 a 11 de novembro

Parte da delegação recebeu orientações na manhã desta quinta-feira (31), dias antes do embarque ao JUBs 2018, no Paraná. Foto: Hugo Costa/DEL-DAC

A delegação da Universidade de Brasília que participará da edição 2018 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) viaja neste fim de semana para a cidade paranaense de Maringá, que recebe o torneio. A cerimônia de abertura acontece na segunda-feira (5), e o encerramento no sábado (10).

Dois ônibus saem da UnB levando 54 pessoas, entre profissionais e jovens atletas de dez modalidades. Ao todo, serão 15 os esportes disputados nesta edição do JUBs: atletismo, atletismo paradesportivo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei e vôlei de praia, além dos jogos eletrônicos FIFA 2018, League of Legends e do JUBs acadêmico.

A novidade este ano é a inclusão do skate como modalidade, uma vez que o esporte entrou no programa olímpico e será disputado já nos jogos de Tóquio em 2020. Além de valer título nacional, o JUBs fase final também serve como seletiva para os Jogos Universitários Sul-Americanos e para a Universíade, considerada a maior competição universitária do planeta.

O time de handebol feminino da UnB estará presente nos jogos. Entre as atletas, a estudante de Engenharia Civil Cecília Arcoverde, que vai para seu quarto JUBs. “Vamos fazer o nosso melhor. Neste ano, conseguir medalha vai ser bem difícil, mas buscaremos a superação”, diz. Em 2018, o handebol será disputado em divisão única e vai reunir algumas das melhores jogadoras universitárias do país.

A Diretoria de Esporte e Lazer do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) da UnB acompanha os atletas na competição e publicará registros do torneio ao longo da próxima semana. Para manter-se informado, acesse esporte.unb.br.

UNIFORMES A delegação da UnB, bem como de outras instituições que representarão o DF no JUBs, conheceu os trajes de passeio que serão utilizados em Maringá. Os uniformes são verde e branco, com detalhes em amarelo.

"Ficou muito bonito. Essa padronização é importante, pois mostra que estamos organizados”, declarou Marcelo Marques, técnico da equipe de handebol feminino da UnB. A cerimônia de apresentação aconteceu no sábado (27), no auditório da Faculdade de Educação Física (FEF).

POTÊNCIA LOCAL Durante a cerimônia, o presidente da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (Fesu/DF), Rodrigo Faria, destacou que a delegação local será a segunda maior nos JUBs, atrás apenas da de São Paulo.

O gestor informou ainda que Brasília será sede das etapas nacional e internacional dos Jogos de Praia Universitários, antes previstas para Goiás. As competições começam no fim de novembro.

>> Saiba mais em esporte.unb.br