ESPORTE

Instituição conquista resultados expressivos e recebe Troféu Eficiência 2014. Premiação foi anunciada nesta semana pela CBDU

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

A Universidade de Brasília subiu uma posição em relação ao ano passado e termina 2014 em quarto lugar no Troféu Eficiência da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Entre as instituições públicas, a UnB ficou atrás apenas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, terceira colocada. “Esse troféu tem grande valor e reflete o esforço dos atletas e o trabalho desenvolvido na Universidade”, avalia Carlos Alberto Diniz, coordenador esportivo da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC).

O Troféu Eficiência reconhece o desempenho de cerca de 200 instituições de ensino superior em competições como os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), as ligas desportivas universitárias e o Beach Games. Desde 2012, quando foi nona colocada, a UnB mais que dobrou a pontuação nos eventos esportivos. Foram 218 à época e totalizam 447 nesta temporada.

Se depender do otimismo do coordenador Carlos Alberto, a ascensão deve continuar. “Ano que vem o objetivo é terminar entre as três melhores”, projeta. Para isso, a DEA aposta em uma licitação para contratar treinadores. A maioria dos atuais comandantes das equipes é contratada para prestação de serviços pontuais.

A Decana de Assuntos Comunitários, Denise Bomtempo, ressalta a luta dos atletas e dos dirigentes que militam pelo esporte na UnB. A gestora destaca o aumento do número de bolsas-atleta e a racionalização dos investimentos na área, que teve R$ 1,3 milhão em recursos neste ano. “Passamos a trabalhar com um orçamento anual. Isso permite um planejamento muito mais eficiente”, afirma.

DISTRITO FEDERAL O desempenho da UnB teve impacto na classificação da Federação do Esporte Universitário do DF (Fesu) no prêmio da CBDU. A entidade também terminou em quarto entre as 27 das demais unidades da federação. O resultado é o mesmo de 2012, mas com pontuação maior: subiu de 630 para 745. Confira a classificação geral do Troféu Eficiência 2014.

TROFÉU EFICIÊNCIA O prêmio considera o desempenho desportivo de Instituições de Ensino Superior e Federações Universitárias Estaduais de todo o Brasil em eventos regionais e nacionais organizados pela CBDU, casos dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e Ligas Desportivas Universitárias (LDUs).

O encontro, que reuniu cerca de 50 pessoas, teve ainda breves considerações da diretora de Esporte, Arte e Cultura (DEA), Lucila Souto Mayor, do presidente da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal, Rodrigo de Faria, além de atletas e membros de comissões técnica.

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: Secom/UnB. Fotos: nome do autor - Secom/UnB