ESPORTE

Participação da UnB nas olimpíadas universitárias rende conquistas em cinco modalidades

Foto: Mariana Costa/UnB Agência

As bagagens da delegação da Universidade de Brasília voltaram mais pesadas de Aracaju. Os atletas da UnB conquistaram duas medalhas de ouro e quatro de bronze nos nove dias dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs - 2014), encerrados no último sábado (8) na capital nordestina. A aposta de quem acompanha o esporte na instituição é de que os resultados podem impulsionar a prática desportiva e a descoberta de talentos.

A participação vitoriosa nos JUBs começou no domingo (2) com a vitória de Raissa Adusumilli na disputa pela terceira colocação no tênis. Com a torcida da mãe na arquibancada, a atleta venceu jogo sob sol escaldante. No mesmo dia, Victor Shumyatsky faturou o ouro individual no xadrez e contribuiu para a conquista da equipe na modalidade. No encerramento dos esportes individuais, a ginástica rítmica garantiu troféu de bronze graças ao desempenho das ginastas Isabella Souza e Jéssica Marinho.

Victor Shumyatsky ganhou medalha de ouro na disputa do xadrez. Foto: Mariana Costa/UnB Agência

Nas competições coletivas, a UnB teve representantes no basquete e no handebol feminino. E fez bonito nos dois esportes. As meninas do basquete conquistaram medalha de bronze ao vencer jogo duro na prorrogação. Depois de perder a semifinal por um gol de diferença, o time de handebol conseguiu retomar o ânimo e também ficou com o terceiro lugar.

A universidade enviou ainda atletas para natação, judô e atletismo. Mesmo sem pódio, eles deram duro e honraram a instituição. Os JUBs de Aracaju reuniram cerca de 4 mil atletas de mais de 200 faculdades e universidades.

A tenista Raissa Adusumilli garantiu o terceiro lugar nos jogos. Foto: Mariana Costa/UnB Agência

AVALIAÇÃO E ESTÍMULO – Satisfeito com o desempenho, o responsável pela Associação Atlética Acadêmica da UnB (AAA/UnB), Bernardo Ravanello, diz que a participação dos atletas foi surpreendente nos esportes individuais e boa nos coletivos. “Alguns detalhes de jogo poderiam ter possibilitado resultados ainda melhores nos coletivos”, diz em relação às derrotas por placares mínimos.

Time de handebol da UnB levou a medalha de bronze. Foto: Hugo Costa/UnB Agência

Ravanello avalia que a presença marcante da UnB pode impactar o esporte na instituição. “Essas competições são muito importantes porque estimulam o engajamento dos atletas e motivam a procura pelo esporte”, diz. “Esperamos que resultados cada vez melhores aconteçam com a continuação dos programas e com a melhora da estrutura e da experiência dos atletas”.

O coordenador de esporte da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC), Carlos Alberto Diniz, tem opinião parecida. “Tivemos um desempenho muito bom nos JUBs, assim como temos nos destacado em outras competições universitárias. É preciso que a comunidade saiba mais sobre a prática desportiva na universidade e também procure participar”, afirma ele, que acompanhou a delegação em Aracaju durante todo o período dos jogos.

As meninas do basquete garantiram o bronze em Aracaju. Foto: Hugo Costa/UnB Agência

A decana de Assuntos Comunitários (DAC), Denise Bomtempo, demonstrou satisfação com os resultados nos JUBs. “Precisamos parabenizar os atletas”, diz. “Creio que essa participação reflete os investimentos institucionais no esporte. Essa é uma área importante em que almejamos ser referência entre as universidades federais”, completa.

Denise Bomtempo inclui o crescimento da oferta de bolsas a atletas e as cooperações para melhorar o planejamento entre as medidas necessárias para desenvolvimento do esporte universitário. “O esporte é fundamental para a sociabilidade. Tem impactos positivos no ser e no fazer universitário”, diz.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.