JUBS 2014

Principal competição esportiva universitária do país terá 42 estudantes da UnB

O número é o maior dos últimos dez anos: 42 atletas da Universidade de Brasília estão selecionados para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A informação é da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/UnB), que coordenará a delegação em Aracaju, sede da competição, entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro. A participação recorde é relacionada com o crescimento do apoio ao esporte na universidade e ao volume de bolsas concedidas. Saiba mais sobre a expectiva dos atletas.

“Há um conjunto de fatores para o crescimento da delegação. Não tenho dúvidas de que o maior número de bolsas-atleta, o investimento em treinadores e a concessão de auxílios para viagem contribuem para isso”, avalia a diretora da DEA, Lucila Souto Mayor. Segundo ela, a UnB conta com cerca de 200 atletas bolsistas. “É preciso destacar que esse é o trabalho de um ano inteiro, que é coroado com a participação nos JUBs”, diz.

Para o coordenador de Esporte da DEA, Carlos Alberto Diniz, o Carlão, a presença dos atletas é um estímulo para despertar talentos e fortalecer a prática desportiva na universidade. “Buscamos sempre melhorar a representatividade da UnB nas competições”, diz. Ele será o chefe da delegação que começa a embarcar para a capital sergipana em 29 de outubro.

Carlão mostra-se tranquilo diante da responsabilidade de comandar os participantes das oito modalidades. “Não devemos ter dificuldades relacionadas às condutas dos estudantes. Apenas peço para que levem a sério as orientações e me avisem se precisarem de alguma coisa”, diz.

O diretor da Associação Atlética Acadêmica (AAA/UnB), Bernardo Costa, destaca a atuação dos gestores da universidade no esporte. “O apoio institucional tem melhorado nos últimos anos. A participação nos JUBs e em outras modalidades que não fazem parte dos jogos é consequência disso”, avalia ele, que também viaja para acompanhar a delegação.

Bernardo menciona os auxílios concedidos aos atletas como conquistas, mas também cobra investimentos em infraestrutura. “Temos muito a investir em relação aos espaços físicos. Isso é fundamental para melhorarmos nosso desempenho”, afirma.

INVESTIMENTO – O reitor da UnB, Ivan Camargo, reconhece as dificuldades estruturais nos espaços esportivos. “Essa é um questão que afeta a universidade toda. Mas temos enfrentado esse problema com planejamento e investimentos na gestão de obras”, afirma. A administração anunciou recentemente mudanças nos processos de execução e acompanhamento de obras. A instituição deve ser beneficiada com investimentos para a Universíade de 2019, a ser organizada em Brasília.

"O esporte é uma das mais importantes atividades de integração. Precisamos estimular os atletas de alto rendimento e também a prática recreativa", avalia o reitor, que deseja sorte aos estudantes que vão para Aracaju.

Os JUBS 2014 serão realizados entre 30 de outubro e 8 de novembro na capital sergipana. Esta é a 62ª edição dos jogos. A Secretaria de Comunicação, com apoio da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC), acompanha os atletas da UnB.