ESPORTE

Brasília foi escolhida para sediar a principal competição esportiva universitária do mundo em 2019

 

A segunda chance não foi desperdiçada. Dois anos depois de passar perto de ser vencedora em seleção da Federação Internacional de Esporte Universitário (Fisu), Brasília foi escolhida para abrigar a Universíade 2019. A decisão foi anunciada neste sábado (9), em Bruxelas, na Bélgica. A definição pela capital traz expectativas para investimentos na infraestrutura da Universidade de Brasília, que deve abrigar parte das 22 modalidades previstas. "Acredito que essa decisão trará aperfeiçoamentos para a UnB. Além da melhoria das estruturas, deve ter impacto nas atividades de ensino, pesquisa e extensão", avalia a vice-reitora da instituição, Sônia Báo.

 

O Centro Olímpico da UnB vai ser um dos palcos das competições que prometem atrair mais de 12 mil atletas de todo o mundo. Além da estrutura do campus Darcy Ribeiro, o Estádio Nacional Mané Garrincha, o ginásio Nilson Nelson e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães são indicados pelo governo local como futuras instalações do evento. Brasília será a segunda cidade brasileira a sediar os jogos universitários internacionais. A primeira foi Porto Alegre, em 1963.

Comitiva brasileira acompanha escolha da sede dos jogos. Foto: Fisu/UnB Agência

 

A vitória da cidade brasileira foi facilitada pela desistência das concorrentes Baku, do Azerbaijão, e Budapeste, da Hungria. O reitor Ivan Camargo integrou a comitiva que acompanhou o anúncio na Europa e desembarca nesta segunda-feira no Brasil. Confira a publicação da escolha na página da Fisu na internet.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.