INTERNACIONALIZAÇÃO

Aniversário coincide com as comemorações de 60 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Coreia do Sul 

 

Integrada por brasileiros, a Associação Brasileira de Dança Coreana de São Paulo investiga as danças tradicionais daquele país. Foto: Luis Gustato Prado/Secom UnB

 

O Centro Comunitário Athos Bulcão, no Campus Darcy Ribeiro da UnB, recebeu, na quinta-feira (22), o evento Noite de Cultura Coreana, para celebrar o primeiro ano de atividades do Instituto Rei Sejong, de ensino da língua e cultura coreanas na Universidade. Primeiro do centro-oeste, o Instituto chegou à UnB graças à parceria com a Embaixada da República da Coreia e da Sociedade Brasil-Coreia (Kobras). A festividade coincide com o aniversário dos 60 anos das relações diplomáticas entre Brasil e República da Coreia (Coreia do Sul).

 

Com tradições e história milenares, a Coreia assiste a um aumento crescente de interesse por sua cultura. Um dos fatores que ajudou a atiçar esse fascínio foi a onda de fãs do estilo musical K-pop e dos dramas televisivos coreanos, conhecidos como K-drama. Resultado disso, na avaliação do presidente da Sociedade Brasil-Coreia (KOBRAS), Shin-Won Choi, é o aumento da procura por cursos de coreano.

 

Cantora Aeri Park é representante da música tradicional coreana. Foto: Luis Gustato Prado/Secom UnB

Na celebração, Shin-Won Choi destacou a relevância do Brasil para a América Latina e o interesse crescente pela cultura coreana. “Em um país com cultura tão diversificada, o K-pop e o K-drama se tornaram febre entre a juventude brasileira”, disse. De acordo com o presidente da KOBRAS, Brasília é um desses polos de interesse, contudo, até o ano passado não havia quase oferta de ensino da língua coreana na capital federal. Até que, em 2018, foi possível a conclusão do acordo para a criação do Instituto Rei Sejong. A unidade de Brasília é a quarta instalada no Brasil. O Instituto leva o nome do rei responsável pela criação do alfabeto coreano, o hangul. Para Shin-Won Choi, as ações do Instituto promovem não só a difusão da cultura coreana, como é também um ponto de aproximação entre os países.

 

Satisfeita com os avanços da relação entre a UnB e o Instituto, a reitora Márcia Abrahão ressaltou que a UnB foi apontada como a oitava universidade brasileira pelo ranking THE 2019 (Times Higher Education) e quinta melhor entre as públicas federais e isso é parte dos resultados do Plano de Internacionalização lançado em 2018. "Também devemos esta colocação ao fortalecimento dos institutos de línguas estrangeiras na Universidade. O Rei Sejong coroou a iniciativa, com a procura alta e grande lista de espera”, disse.

 

FUSÃO DE INFLUÊNCIAS – A noite de festividades contou com apresentações artísticas que ressaltaram a fusão entre a cultura coreana tradicional e a contemporânea. O público prestigiou as apresentações da artista Aeri Park, destaque da música coreana, que mescla o gênero changgeuk com música pop, e o marido dela, Nam Hyun-joon, coreógrafo de dança contemporânea, como o hip hop. Também conhecido como Poppin Hyun-joon, o artista usa a técnica popping, que alinha o ritmo da música aos movimentos corporais. Participantes de festivais internacionais e presenças constantes em programas de TV da Coreia, como a KBS, os dois já haviam se apresentado na abertura do Instituto em agosto do ano passado. Na performance de ontem, juntaram-se à dupla os dançarinos do Poppin Hyun-joon Crew, grupo criado pelo casal Nam Hyun-joon e Aeri Park.

 

Poppin Hyun-joon usa técnica que alinha o ritmo da música aos movimentos corporais. Foto: Luis Gustato Prado/Secom UnB

 

O evento também contou com a apresentação de dança típica da Associação Brasileira de Dança Coreana de São Paulo. O grupo é formado por brasileiros, inspirados pelas danças tradicionais.

 

Na programação, ainda houve a entrega do prêmio do Concurso de Oratória em Língua Coreana, realizada pelo Instituto com os alunos. Leonardo Levenhagen foi laureado com o primeiro lugar, Ana Paula de Sousa Oliveira ficou em segundo, e Arthur Rios, em terceiro.

 

REUNIÃO – Mais cedo, em reunião com o embaixador da República da Coreia no Brasil, Kim Chan-woo; do presidente da Kobras, Shin-Won Choi, e demais membros da comitiva coreana, a reitora Márcia Abrahão agradeceu a presença do Instituto Rei Sejong na UnB e a oportunidade de ofertar aos estudantes uma aproximação com o idioma e a cultura coreanos.

 

Reitora Márcia Abrahão e diretora do IL Rozana Reigota em reunião com embaixador da Coreia no Brasil, presidente da KOBRAS e comitiva coreana. Foto: Luis Gustato Prado/Secom UnB

 

Também presente no encontro, a diretora do Instituto de Letras (IL), Rozana Reigota Naves, destacou o crescimento do interesse pelos cursos ofertados, o que resultou no aumento do número de professores. “Em 2018, tínhamos apenas uma professora de coreano, agora temos mais um docente no Instituto. São 120 alunos matriculados neste semestre”, ressaltou.

 

Satisfeito com o aumento do interesse pelas atividades ofertadas no Instituto, o presidente da Kobras, Shin-Won Choi, anunciou intenção de ampliar a parceria com a UnB, a partir de 2020, com a oferta de bolsas de estudos para Coreia.

 

INTERNACIONAL – Gerido pela Fundação Rei Sejong, fomentada pelo Ministério da Cultura, Esporte e Turismo da Coreia, o Instituto Rei Sejong na UnB tem sede no IL, e está integrado às demais iniciativas relacionadas ao ensino de línguas e culturas já existentes na UnB. Atualmente existem 174 unidades do Instituto em 57 países. Nelas, é possível estudar com o mesmo currículo, padronizado pela Fundação. O da UnB é o quarto instituto instalado no Brasil e o primeiro da região Centro-Oeste. Nas regiões Sul e Sudeste, as unidades estão na Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), na Universidade de Campinas (Unicamp) e no Centro Cultural Coreano, em São Paulo.

 

A KOBRAS é uma entidade sem fins lucrativos do Ministério da Diplomacia da Coreia, que visa promover a cooperação entre Brasil e Coreia em diversas áreas, tais como econômica, social, cultural e educativa.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.