SALTOS ORNAMENTAIS

Primeiro Training Camp em Brasília reúne saltadores e técnicos de maior destaque no país. Atividades ocorrem até o dia 18 de agosto

Foto: Murilo Abreu/UnB Agência

 

A Capital Federal recebe os maiores atletas de saltos ornamentais do país para uma série de treinamentos estratégicos, denominada Training Camp. O evento começou nesta quinta-feira (7) e segue até o dia 18 deste mês no Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da UnB, o único do país na modalidade. Esta é a primeira vez que os atletas se reúnem em busca do bom desempenho nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

 

Para o saltador brasiliense Hugo Parisi, o Training Camp é uma oportunidade de unir os atletas da modalidade e direcioná-los a um mesmo nível de treinamento. "Pensamos sempre em 2016, que é o nosso principal objetivo", declara. Além de Parisi, outros 17 atletas de nove clubes participam das atividades na UnB.

 

O evento no centro de excelência também integra técnicos de clubes brasileiros da modalidade, que irão participar do Curso para Treinador de Alto Nível de Saltos Ornamentais, realizado no mesmo período. A capacitação terá como principal palestrante o técnico mexicano Chava Sobrino, que desde 1995 está à frente da seleção australiana de saltos para a água.

Chava Sobrino faz palestra a técnicos. Foto: Ana Rita Grilo/UnB Agência

 

“É a primeira vez que trazemos um técnico tão renomado ao Brasil. Chava é um dos melhores técnicos do mundo e desde que chegou à Austrália, mudou a trajetória dos saltos ornamentais naquele país, que saiu do anonimato para figurar entre as principais potências da modalidade”, defende o coordenador técnico do centro de excelência e organizador do evento, Ricardo Moreira.

 

O treinador mexicano deve passar quatro dias com os brasileiros. Chava promete não esconder nenhuma das estratégias utilizadas por ele durante os treinos dos atletas australianos. “Teremos apresentações para treinadores e para saltadores. Trabalhei muito nisso. Serão dias muito intensos e muito importantes”, avalia Sobrino.

 

Para os treinadores, Chava desenvolveu uma linha de trabalho que deve valorizar três aspectos importantes para o desenvolvimento de um atleta: o técnico, o físico e o emocional. Com os esportistas, o técnico mexicano vai realizar exercícios nas piscinas e trabalhar o que ele define como “a parte mais obscura de qualquer treinamento desportivo”: a preparação mental para competições.

Foto: Ana Rita Grilo/UnB Agência

 

O treinador também irá apresentar aos brasileiros uma série de relatos dos últimos 15 meses de preparação do australiano Matthew Mitcham, ouro na plataforma de 10 metros nas Olimpíadas de Pequim em 2008. “Uma vitória impossível”, aponta o mexicano.

 

O Training Camp e o Curso para Treinador de Alto Nível de Saltos Ornamentais são organizados pelo Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da UnB em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Os eventos foram financiados com recursos do Ministério do Esporte.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.