CINEMA

Evento semestral ocorre nesta quarta-feira (21), com exibição dos filmes que estão na disputa e premiação dos vencedores

Fecuca 2015
Foto: Divulgação/Rafael Beppu

Onze curtas-metragens, 12 categorias de premiação e um objetivo: levar para casa um dos troféus como reconhecimento do trabalho realizado. Essa é a XIX edição do Festival de Curtas dos Calouros (Fecuca), que ocorre nesta quarta-feira (21), às 19h, no anfiteatro 9 do ICC Sul. Promovido desde 2007 pela Pupila Audiovisual, empresa júnior do curso de Comunicação e Audiovisual da Universidade de Brasília, o evento semestral valoriza e incentiva a produção fílmica de alunos recém-ingressos na instituição.

Durante o festival, os filmes que estão no páreo são exibidos ao público e, na mesma noite, são conhecidos os vencedores – a premiação está marcada para as 20h40. O tema escolhido para esta edição foi o jogo de simulação da vida real The Sims. A apresentação do evento ficará por conta do comediante Jovane Nunes, do grupo Os Melhores do Mundo.

Aspectos técnicos, estéticos, criativos e harmônicos que envolvem desenvolvimento e estrutura de uma produção audiovisual são avaliados na competição, que também não deixa de incentivar filmes que, apesar de ousarem, não se utilizaram bem desses quesitos. Os curtas disputam troféus nas categorias: Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Diretor, Melhor Produção, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Atuação, Escolha do Público, Troféu Malhação – atuação que deixou a desejar – e Troféu Jaca – filme que possuiu mais falhas técnicas.

>> Confira as sinopses dos filmes selecionados para o Fecuca

Além de reconhecer o esforço e o talento das equipes envolvidas em todas as etapas de elaboração dos curtas-metragens, o festival promove a circulação dos filmes no ambiente acadêmico. "O Fecuca é promotor das produções audiovisuais universitárias ao possibilitar que as obras produzidas pelos alunos sejam exibidas para um público maior que o da sala de aula, sujeitas, ainda, a várias premiações”, afirma a diretora de relacionamento da Pupila Audiovisual e coordenadora do evento, Ana Paula Castro.

Ela completa: “Quando ouvimos alguém chamar o Fecuca de ‘Oscar da UnB’, ficamos extremamente orgulhosos. Não só pelo evento ser o nosso xodó, como por percebermos que ele tomou proporções bem maiores do que imaginávamos quando o criamos”, se orgulha Castro.

O festival é realizado com apoio do Centro Acadêmico de Comunicação e da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC) da UnB.

COMO FUNCIONA – A disputa envolve somente os filmes com sete minutos de duração, feitos por estudantes matriculados nas disciplinas Oficina Básica Audiovisual e Linguagens da Comunicação 1, ambas abertas para todas as Unidades Acadêmicas da UnB.

O júri técnico avalia as produções e define os vencedores em cada categoria, exceto a de escolha do público, cuja decisão é realizada pela plateia presente no dia do festival, por votação online após a exibição dos filmes. Estão como jurados desta edição a diretora de projetos da Pupila Audiovisual, Sofia Todd, o professor da Faculdade de Comunicação Ronald Jesus e o técnico em audiovisual Leonardo de Sousa Nascimento.

Acompanhe mais informações sobre o Fecuca na fan page no Facebook.