MEMÓRIA

Placa que relembra estudante, vítima de feminicídio há um ano, ficará próxima à entrada do bloco de salas de aulas práticas

Jardim com ipê plantado ao centro com paletts cor de rosa
Jardim Louise Ribeiro está em construção e virou espaço de convivência do IB. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

Nesta sexta-feira (10), o Instituto de Ciências Biológicas (IB) irá descerrar uma placa para recordar a estudante Louise Ribeiro. Marcada para as 12h em frente ao bloco H do IB, a cerimônia contará com a presença de familiares e amigos. A diretora do Instituto, Andréa Maranhão, e a reitora Márcia Abrahão também estarão presentes à homenagem, que busca trazer reflexões sobre feminicídio e violência contra as mulheres.

Desde o assassinato da estudante, em 10 de março de 2016, muito mudou no coletivo social da UnB. “As pessoas se mobilizaram e se empoderaram e tudo isso foi impulsionado pelo que aconteceu”, afirma a estudante de Ciências Biológicas Gabriella Ferreira, integrante do coletivo Ipê Rosa. Desde o ano passado, o coletivo promove rodas de conversas mensais, com a participação da comunidade interna e debates com profissionais das áreas de gênero e violência contra as mulheres.

“Ter dado o nome dela [Louise Ribeiro] ao jardim e ter essa placa em um local com tanta circulação traz conforto aos que viveram o momento e lembra aqueles que estão chegando de se engajar para que não aconteça novamente”, explica Bruna Lisboa, amiga de Louise.

“Minha sensação, quando tudo aconteceu, foi de insegurança e aos poucos estou conseguindo tirar esse meu medo”, diz Tainah Barcat, amiga de Louise. Ela acredita que a discussão rica ocorrida depois do feminicídio pode educar os que estão chegando. “Nossa postura mudou. A recepção dos calouros está mais humana e estamos mais engajados no acolhimento. Só de usarmos a frase ‘veterano não é dono de caloura’, a postura de quem está entrando é outra e pode mudar a cabeça de muitos.”