RECONHECIMENTO

Professor da Universidade de Lisboa será homenageado nesta sexta-feira (12), às 14h30, no auditório da Reitoria

Foto: Emília Silberstein/UnB Agência

A Universidade de Brasília realiza, nesta sexta-feira (12), cerimônia de outorga de título de Doutor Honoris Causa ao professor António Nóvoa. A solenidade começa às 14h30, no auditório da Reitoria.

Reitor honorário da Universidade de Lisboa, Nóvoa é reconhecido internacionalmente pela intensa atividade acadêmica na área da educação e da formação profissional docente.

Durante mais de um ano, o professor homenageado atuou na UnB, à frente do ciclo de diálogos intitulado "Café com Nóvoa", ocasiões em que inquietou a comunidade acadêmica por meio de reflexões sobre o futuro da universidade, a relação entre arte e ciência, revolução digital e aprendizagem, entre outros temas.

Nóvoa ministrou ainda a aula magna do primeiro semestre de 2014. À época, ele ressaltou que o elemento fundamental de uma universidade são os estudantes e que a grandiosidade de uma instituição está no estudo e no trabalho com e entre os alunos.

A indicação de António Nóvoa foi aprovada na 426ª reunião do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília.

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e em História pela Universidade de Paris-Sorbonne, Nóvoa atua na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e foi ex-reitor da mesma instituição por duas gestões consecutivas.