MEMÓRIA

Pioneira no estudo de plantas do cerrado, Therezinha Paviani ajudou a criar o departamento de Botânica da universidade

Foto: Alexandra Martins/UnB Agência

Morreu nessa sexta-feira (31/10) a professora emérita Therezinha Paviani. Ela tinha 84 anos e era casada com o geógrafo Aldo Paviani, também professor da UnB. A botânica sofria de mal de Parkinson, doença neurodegenerativa que afeta os movimentos do corpo.

Pioneira no estudo de plantas do cerrado, Therezinha Paviani ajudou a criar o departamento de Botânica.

"Ela era muito querida", diz a vice-reitora Sônia Báo. “Sempre muito dedicada, ela foi fundamental para a criação do laboratório de anatomia vegetal na universidade”, ressalta. O também emérito, professor Isaac Roitman, reitera: “Ela foi um pilar na implantação da Botânica na UnB".

Antes de chegar à Brasília no início dos anos 60, Therezinha lecionava na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 1969, ingressou na UnB como professora colaboradora. Cinco anos depois, ela e o marido receberam convite para compor o quadro efetivo da universidade.

Therezinha Paviani recebe o título de emérita das mãos do reitor à época José Geraldo de Sousa Junior. Foto: Alexandra Martins/UnB Agência

Foram 23 anos dedicados à UnB e mais de 40 à atividade docente, até a aposentadoria, em 1994.

Estimada pela comunidade acadêmica, Therezinha foi agraciada com o título de emérita em 2011 numa cerimônia pouco convencional. Tradicionalmente realizada na Reitoria, a solenidade de entrega aconteceu na casa da professora, com a presença de colegas e familiares.

Saiba mais:

Therezinha Paviani recebe título de professora emérita

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.