SOLIDARIEDADE

Mais de 10 mil reais em obras foram entregues para compor o acervo. Grupo da Engenharia de Produção venceu competição nacional

 

Diretor da BCE, Fernando Leite (D), e chefe do Serviço de Desenvolvimento de Coleções, Neria Lourenço, recebem livros doados por estudantes do Grupo Gestão. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

 

Uma iniciativa de estudantes da empresa júnior Grupo Gestão, do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília, irá contribuir para ampliar o acesso de graduandos da instituição a bibliografias da área. Vencedores de um prêmio no valor de 10 mil reais no Desafio Ambev, realizado durante o Encontro Nacional de Empresas Juniores, em Porto Alegre, os alunos decidiram reverter o recurso em livros para o acervo da Biblioteca Central (BCE). A doação foi recebida pela direção do Sistema de Bibliotecas da UnB nesta terça-feira (7).

 

Apesar de terem participado do evento em 2013, o prêmio foi recebido somente no final do ano passado. Com o dinheiro, os estudantes puderam cobrir os gastos da compra dos 127 livros doados à BCE, que foram adquiridos antes mesmo do repasse. “Enxergamos que essa é uma possibilidade de usarmos os benefícios que temos numa empresa júnior para afetar um pouco mais as pessoas”, comenta o presidente do Grupo Gestão, Fábio Ramos.

 

O professor do curso de Engenharia de Produção Annibal Affonso Neto ajudou os estudantes na escolha da bibliografia. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

As obras foram escolhidas com o auxílio de professores do curso, que se embasaram nas bibliografias utilizadas em sala de aula para fazer as indicações. “Nosso curso é muito novo, diferente das outras engenharias. A Biblioteca Central é muito carente em livros da área, assim como as próprias livrarias”, avalia o professor do Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Tecnologia Annibal Affonso Neto, que contribuiu na iniciativa.

 

Além de publicações específicas da área, também foram contempladas na escolha livros sobre competências gerais, envolvendo assuntos como oratória, liderança e gestão. Segundo Fábio Ramos, a ideia é que alunos de toda a Universidade, especialmente os mais vulneráveis economicamente, possam ter acesso gratuito a essas obras.

 

O diretor da BCE, Fernando Leite, que recebeu as bibliografias dos integrantes do Grupo Gestão, reconhece a importância de ações como essa para a comunidade acadêmica. "A participação dos estudantes [nessas iniciativas] é sempre muito positiva. Nem sempre temos esse retorno com uma quantidade significativa de material bibliográfico de boas editoras. Certamente vai contribuir não só para a formação dos estudantes da Engenharia de Produção, mas de várias outras áreas", declara.

 

Após o recebimento, os livros passarão por uma série de processos técnicos para que possam finalmente integrar o acervo da BCE. A previsão é de que eles sejam disponibilizados para consultas e empréstimos em até 20 dias. 

 

A comunidade também pode realizar doações de livros para as bibliotecas da UnB. Os interessados devem encaminhar uma lista do material ofertado com título, autor e ano de publicação para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A relação é avaliada pela Divisão de Seleção e Compras, que dá um parecer quanto às obras necessárias ao acervo. Caso o processo seja aprovado, o doador deverá comparecer à biblioteca no ato da entrega com o e-mail de aceite impresso.

 

PRÊMIOS – Na competição promovida pela Ambev, que envolveu empresas juniores de todo o país na resolução de cases, o Grupo Gestão ficou em primeiro lugar na categoria Gestão Interna, com o projeto Farol Produtividade, ferramenta que possibilita calcular o desempenho da equipe em atividades rotineiras. “Nós não temos tempo de instituir uma cultura entre nossa equipe como nas empresas seniores, então precisamos de ferramentas para mensurar nosso desempenho dia a dia, já que nossa gestão fica prejudicada pela alta rotatividade dos membros”, explica o presidente do Grupo Gestão, Fábio Ramos.

 

João Vitor Caffarelli e Fábio Ramos, integrantes do Grupo Gestão, enxergam na doação uma forma de a empresa júnior cumprir seu papel social. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

A ferramenta, desde então utilizada para atender os objetivos estratégicos da empresa, tem apresentado bons resultados. Segundo o vice-presidente do Grupo Gestão, João Vitor Caffarelli, houve aumento de 84% no engajamento da equipe, que passou a ter maior conhecimento dos processos diários das diferentes áreas.

 

Para o estudante, o prêmio é importante por possibilitar à empresa o cumprimento de seu papel social e por reconhecer o trabalho desenvolvido pelos integrantes. “Ganhar um concurso desse tipo é um grande estímulo para os nossos membros, porque vemos que somos capazes de fazer um trabalho tão bom quanto as melhores empresas juniores do país”, afirma.

 

Recentemente, o grupo também foi vencedor do Desafio da Votorantim. Agora, os estudantes irão para São Paulo executar um projeto no valor de 20 mil reais para montagem de um aplicativo de monitoramento da cultura organizacional da companhia.

 

EMPRESA – O Grupo Gestão foi fundado em 2009, juntamente com o curso de Engenharia de Produção da UnB. Atualmente, a empresa júnior, formada por 42 alunos voluntários, é a segunda maior do Distrito Federal e uma das maiores do Centro-Oeste. O grupo presta serviços de consultoria para micro e pequenos empreendedores com soluções inovadoras, aplicadas a partir dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes em sala de aula e orientação de docentes do curso. “Tentamos fomentar o microempreendedorismo em Brasília, ajudando pessoas que, às vezes, não têm conhecimento necessário ou mão de obra específica para poder continuar no mercado”, afirma João Vitor Caffarelli.

 

Além de proporcionar a vivência prática do curso, a iniciativa amplia o campo de aprendizado na área profissional, com foco em um ambiente colaborativo e na responsabilidade social. “A empresa júnior complementa a formação do aluno em alguns aspectos que não são muito enfatizados nos cursos de Engenharia. Eles saem com outro tipo de olhar em relação ao mercado”, defende o professor Annibal Affonso.

 

Confira o vídeo da UnBTV sobre a doação dos livros: