CIÊNCIA E OUSADIA

#InspiraUnB – aula inaugural deste semestre letivo – será às 16h30, no Centro Comunitário Athos Bulcão. Todos os calouros são convidados a participar

Centro Comunitário Athos Bulcão é palco das iniciativas de Boas-Vindas aos Calouros da UnB. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Na próxima terça-feira (7), a Universidade de Brasília realiza sua aula inaugural, a #InspiraUnB. Serão recepcionados mais de 4 mil estudantes, que ingressaram por meio do Programa de Avaliação Seriada (PAS), do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), de vestibulares de Habilidades Específicas (VHE), de Portadores de Diploma, de Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira e de Admissão por Transferência Facultativa. Com o intuito de reunir os calouros de todos os cursos, turnos e campi, o evento passa a ser em um único horário – às 16h30, no Centro Comunitário Athos Bulcão.

A #InspiraUnB faz parte da iniciativa Boas-Vindas aos Calouros, pela qual a instituição se propõe a acolher os estudantes com diversas ações nos dias do registro acadêmico, na primeira semana de aula, e por meio do site www.boasvindas.unb.br. A decana de Ensino de Graduação, Cláudia Garcia, vê a ocasião como uma etapa essencial. “Esse é um momento muito importante, pois representa a renovação da principal atividade da Universidade”, destaca.

Neste semestre, o tema da campanha Boas-vindas aos Calouros é Ciência e Ousadia, que ressalta os fundamentos da UnB desde seu projeto de criação. A convidada para conversar com os alunos será a antropóloga, pesquisadora e professora da Faculdade de Direito Debora Diniz. Considerada pela revista norte-americana Foreign Policy um dos cem pensadores globais de 2016, Debora aborda temas como bioética, feminismo, direitos humanos e saúde.

Além da palestra, a #InspiraUnB trará o som da Bateria Tijolada, da banda Violeta Groove e duas intervenções artísticas – a Pintura Coletiva e a Árvore UniDiPluriversitária. Saiba mais sobre as atrações culturais. Os calouros matriculados em disciplinas que coincidem com o horário do evento estarão dispensados das respectivas aulas.

BOAS-VINDAS – Todas as atividades de recepção são organizadas pela Comissão de Boas-Vindas aos Calouros, composta por servidores de diferentes setores da Universidade. As atrações culturais, por exemplo, são selecionadas pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA) com o objetivo de integrar quem está chegando e quem já faz parte da UnB, e oferecer oportunidades para os membros da comunidade acadêmica mostrarem seus talentos. Brenda Kelly, diretora de Arte e Cultura da DEA, explica que o intuito é dar destaque a essas produções internas em momento de alta concentração de novos alunos. “É uma forma de estabelecer a conexão inicial entre os calouros e os veteranos por meio da arte. E fazer parte disso é muito gratificante”, afirma.

Já as atividades de ambientação e acolhimento são organizadas pela equipe do Serviço de Orientação Universitária (SOU), que seleciona e prepara tutores para receberem e orientarem os novatos durante o registro acadêmico. “O contato com os tutores permite que sejamos afetados pelo olhar de quem já experienciou o ‘ser calouro’ e, a partir dessa experiência, tenhamos toda uma riqueza de ideias a partilhar sobre como a Universidade pode ser cada vez mais acolhedora”, ressalta a psicóloga escolar Raffaela Eloy, do SOU da Faculdade de Planaltina. O Decanato de Ensino de Graduação (DEG), a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), a Secretaria de Comunicação (Secom) e muitos outros setores também fazem parte da Comissão.

Outras informações:

TRANSPORTE – No dia da #InspiraUnB, os ônibus intercampi estarão circulando. Confira os horários.

RECEPÇÃO NOS CAMPI – Ao longo da primeira semana de aula, haverá atividades específicas nos campi do Gama, de Ceilândia e de Planaltina.

Acesse o site do Boas-Vindas.