BOAS-VINDAS

Mais iluminada, com reparos e reformas, a UnB está pronta para receber os estudantes

Faculdade do Gama. Foto: Edu Lauton/Secom UnB

 

Na segunda semana de março, começa mais um semestre acadêmico na Universidade de Brasília. Ao todo, contando estudantes, professores e funcionários, 53 mil pessoas circularão pelos quatro campi da instituição: Darcy Ribeiro, na Asa Norte, e Faculdades de Planaltina, de Ceilândia e do Gama.

 

Neste semestre, a UnB recebe mais de 4 mil calouros em 116 cursos de graduação. No hotsite do Boas-Vindas aos Calouros há respostas para as principais dúvidas dos alunos que estão entrando na graduação e orientações sobre procedimentos e oportunidades da vida acadêmica. 

 

Os estudantes encontrarão a Universidade pronta para o início das atividades acadêmicas. Desde o começo do ano, a Prefeitura do Campus (PRC) realiza uma série de reparos e obras de infraestrutura na Universidade, que comemora 55 anos em 2017 – a campanha institucional UnB 55 - Ciência e Ousadia é inspirada nas referências de Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e Athos Bulcão. Entre as benfeitorias, estão poda de árvores, corte de grama, pintura de alvenaria e substituição de lâmpadas.

 

No campus Darcy Ribeiro, a iluminação pública será reforçada. No total, serão 55 novos postes instalados em locais considerados estratégicos. "Fizemos um estudo dos pontos que mais precisam de reforço na iluminação juntamente com o Ceplan e o setor de segurança do campus. Além disso, montamos uma força-tarefa para fazer um pente fino na infraestrutura da Universidade. Queremos acolher a comunidade acadêmica no início das aulas da melhor maneira possível", diz o prefeito Valdeci Reis.

 

Segundo o coordenador de Manutenção e Instalação/Elétrica, Rodrigo Endres, já estão prontos os trechos da Faculdade de Educação (FE) até a L3 Norte; nas proximidades da Colina; entre o SG-12, o RU e a Faculdade de Tecnologia, e a iluminação da quadra de esportes perto do prédio Multiuso I.

 

Estão em andamento os caminhos que ligam o ICC central ao ICC Sul; o Instituto de Química e o Bloco de Salas de Aula Sul (BSA Sul) ao Módulo de Apoio e Serviços Comunitários (Masc) Sul. Além disso, haverá reforço no percurso do ICC Norte em direção aos pavilhões Anísio Teixeira e João Calmon, e no estacionamento entre o BSA Norte e o Bloco Eudoro de Souza (BAES).

 

A Universidade também acaba de contratar uma empresa para prestação de serviços em alvenaria. Com vigência de um ano, prorrogável por até cinco, o contrato começou a valer em janeiro.

 

"Tínhamos apenas um pedreiro para realizar os serviços na Universidade e muitas demandas. Há problemas como infiltrações e impermeabilizações que dependem desse tipo de serviço para serem resolvidos. O atendimento priorizará situações críticas e salas de aula. Estamos avaliando cada caso para montar um cronograma de trabalho", explica o prefeito.

 

REFORMA – A Faculdade de Educação em breve contará com quatro novas salas na ala norte da FE 5. Desde 2009, o local está interditado em razão de um afundamento de piso. Quando concluídas, as salas comportarão, cada uma, 40 estudantes. “São salas amplas, bem ventiladas e iluminadas, com visão para um jardim externo, que também está sendo revitalizado. Esse novo espaço físico dará acesso diário a cerca de 500 estudantes, nos três turnos”, comenta Lívia Freitas, diretora da FE. “O impacto positivo será sentido de imediato no atendimento de demanda reprimida na oferta do ensino de graduação”, continua. “Trata-se de uma importante reforma, que corresponde a aproximadamente 30% do prédio”, afirma o professor José Villar, coordenador da graduação da Faculdade.

 

ICC À NOITE – Seguindo deliberação do Conselho de Administração (CAD), a Prefeitura do Campus tem feito controle do acesso ao ICC no período noturno, desde 20 de fevereiro. Nos dias úteis, o local é fechado às 23h e reaberto às 7h. Aos sábados, fecha às 18h. Nos domingos e feriados, permanece fechado o dia todo.

Nos horários de acesso controlado, a permanência e o acesso de servidores técnico-administrativos e professores somente serão permitidos mediante apresentação do crachá funcional, e no caso de estudantes, mediante carteira estudantil. Para os demais casos, o acesso somente poderá ser realizado por meio de identificação e autorização formal de Diretores ou Chefes de Departamento.


O documento de autorização deverá ser direcionado à Diretoria de Segurança (DISEG/PRC), contendo nome completo da pessoa, RG e CPF. A autorização de acesso poderá ser relativa a dias específicos ou para todo o semestre, e o acesso será realizado pelas rampas norte e sul do ICC.

Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

 

PRIMEIROS PASSOS – Perdido na UnB? Não consegue chegar ao Restaurante Universitário (RU)? Já ouviu falar da Biblioteca Central, mas ainda sabe onde fica? No site Boas-Vindas, o estudante consegue achar os mapas que podem facilitar a vida do aluno.

 

Os calouros da UnB que não fizeram a carteira de estudante durante o registro acadêmico, podem procurar as unidades da Promofoto no Brasília Shopping (3345-5622) ou no Taguatinga Shopping (3046-2120), de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos, das 14h às 20h. A carteirinha de identidade estudantil é o principal documento de identificação do aluno da UnB. Com ela, é possível, por exemplo, acessar serviços da Biblioteca Central (BCE) e fazer refeições no Restaurante Universitário. Para fazê-la, é necessário levar o comprovante de registro acadêmico ou a declaração de aluno regular. A taxa custa R$ 22. Fica pronta em 30 dias e deve ser retirada na secretaria acadêmica do curso.

 

TRANSPORTE – Para chegar aos campi, os estudantes podem usar o transporte público urbano ou o Intercampi, serviço ofertado, de forma gratuita, pela Universidade para ligar os quatro campi em horários fixos. O embarque no Darcy Ribeiro acontece no estacionamento do ICC Sul, nas proximidades do Multiuso I.

 

No campus Darcy Ribeiro, há também o transporte Intracampi, com saída do Centro Olímpico, de 30 em 30 minutos, a partir das 7h até as 23h30, de segunda a sexta-feira. Segundo o coordenador de transporte (CTR), João Vítor Ramalho, o ônibus faz o trajeto Centro Olímpico (CO) / Hospital Veterinário (HVet) / Reitoria, Biblioteca Central (BCE) / Pavilhão Anísio Teixeira, Prefeitura / Colina / Faculdade de Tecnologia (FT) / Restaurante Universitário (RU) / Banco do Brasil / Faculdade de Educação (FE) / Casa do Professor / Multiuso / Faculdade de Saúde (FS) / Instituto de Química (IQ) / Cebraspe / CDT / L3 / Autotrac / Instituto de Ciências Biológicas (IB) / Faculdade de Educação Física (FEF) e Colina, novamente.

 

Outra opção é a carona solidária. Em 2016, estudantes oriundos do curso de Ciências da Computação criaram o aplicativo de celular Carona Phone. Disponível para Android, o app é uma proposta de mobilidade urbana sustentável e compartilha informações de usuários que possuem o mesmo trajeto. O acesso é realizado via login no Facebook, de forma que as informações públicas são compartilhadas entre os usuários (carona e caroneiro), que são avaliados. Dessa maneira, quem tem má pontuação é bloqueado.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.