BOAS-VINDAS

Daniela Teixeira, Ben-Hur Viza, Anna Muylaert e Camila Márdila são os convidados para aulas de abertura do semestre

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB


Para celebrar o ingresso de 4,2 mil novos estudantes, a Universidade de Brasília promove, na próxima segunda-feira (8), mais uma edição do Boas-vindas aos Calouros. O evento acolhe os alunos com programações educativas e culturais e, neste semestre, integra as ações da campanha UnB Diversa e Plural.

 

Os calouros serão recebidos com aulas magnas no campus Darcy Ribeiro. Às 10h, no Centro Comunitário Athos Bulcão, o juiz do TJDFT Ben-Hur Viza e a ex-aluna da UnB e vice-presidente da OAB/DF Daniela Teixeira debatem sobre respeito, convivência e violência contra a mulher. Às 19h30, no anfiteatro 9, a cineasta Anna Muylaert e a ex-aluna da Universidade e atriz Camila Márdila abordam temas como segregação social, assédio sexual, maternidade e ingresso no Ensino Superior sob a perspectiva do filme Que horas ela volta?.

 

O bate-papo com os convidados da manhã será mediado pela diretora de Diversidade (DIV/DAC) Inez Montagner. A documentarista e professora de Audiovisual (FAC) Érika Bauer conduzirá o encontro da noite. Calouros matriculados em disciplinas que coincidem com o horário das duas palestras estão dispensados das respectivas aulas.

 

A cerimônia ainda conta com a participação de membros da gestão e de artistas da UnB. Haverá intervenções de música, arte, circo e slackline do Projeto Mesclar, além de apresentações da cantora Anicely Mariano e do grupo de chorinho C’est la Bohemia. As atividades são abertas a toda comunidade. O estudante que apresentar o certificado do registro acadêmico ganha um kit do calouro. Os estudantes também receberão orientações sobre oportunidades acadêmicas.

 

<< Programação Cultural do Boas-Vindas aos Calouros

 

Segundo Mauro Rabelo, decano de Ensino de Graduação, “a cerimônia de boas-vindas é um trabalho coletivo que envolve diversos setores e atores da UnB. Tudo é preparado com muito carinho para que os novos alunos se sintam acolhidos e pertencentes a esta instituição tão reconhecida por sua excelência”. O tema UnB Diversa e Plural caracteriza todos os matizes que compõem a Universidade. A proposta é que o semestre seja marcado por reflexões sobre convivência e respeito às diferenças políticas, ideológicas, sociais, étnicas, religiosas, raciais, regionais, de identidade de gênero e de orientação sexual.

 

PERFIL DOS CONVIDADOS

Foto: Arquivo pessoal

 

Ben-Hur Viza

 

Juiz titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Núcleo Bandeirante (DF) e coordenador do Centro Judiciário da Mulher. Graduado em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Vianna Júnior de Juiz de Fora (MG). Pós-graduado em Direito Penal pela Universidade Católica de Brasília. Aluno especial na disciplina Mulheres e Dispositivo Materno do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília.

 

Daniela Teixeira

 

Foto: Arquivo pessoal

Vice-presidente da OAB/DF, atua no combate às violências contra a mulher: a visível, que aparece nas crônicas policiais, e a invisível, que ocorre no âmbito doméstico. Advogada há 20 anos, participou dos trabalhos pela inclusão das mulheres na Ordem dos Advogados do Brasil, pela aprovação das cotas para negros nas universidades públicas e pela declaração de constitucionalidade dos direitos civis dos casais homoafetivos.

 

Foi relatora da proposta da OAB de inconstitucionalidade das doações de empresas privadas para políticos e seus partidos. Atuou no grupo #poenorotulo, campanha para que a indústria alimentar incluísse os ingredientes com potencial alergênico nos rótulos de seus produtos. Junto com o Instituto Alana, atua a favor da infância livre do consumismo e busca na Justiça a proibição da venda casada de alimentos e brinquedos e da publicidade que explora a inocência e a vulnerabilidade das crianças. Daniela é ex-aluna da UnB, formada bacharel em Direito em 1996, após ter sido também aluna de Ciência Política.

 

Anna Muylaert

Foto: Arquivo pessoal

 

Diretora e roteirista, Anna Muylaert estudou cinema na Universidade de São Paulo (ECA/USP). Foi crítica do Caderno2 e da Isto É. Dirigiu os filmes Durval Discos (2001), É Proibido Fumar (2008), Chamada a Cobrar (2011) e Que Horas ela Volta? (2015), vencedor de prêmios nacionais e internacionais, entre eles: melhor atriz (Sundance Film Festival) e melhor filme do público (Mostra Panorama do 65o Festival de Berlim).

 

Acaba de lançar seu quinto longa-metragem, Mãe só Há Uma (2016). Colaborou nos roteiros dos filmes O Ano em que meus Pais Saíram de Férias (2006) e Praia do Futuro (2014). Na televisão, participou das equipes de criação dos programas Mundo da Lua e Castelo Rá-tim-bum, na TV Cultura, Disney Cruj, no SBT, Um Menino Muito Maluquinho, na TVE, e também Alice e Filhos do Carnaval, na HBO.  Fez a direção geral da série As Canalhas, na GNT. É mãe de José e Joaquim.

 

Camila Márdila

 

Foto: Arquivo pessoal

Atriz premiada no Sundance Film Festival pelo trabalho em Que Horas Ela Volta? (2015), de Anna Muylaert. Protagoniza o filme Altas Expectativas, de Pedro Antônio e Álvaro Campos (RJ), com estreia prevista para outubro de 2016. Participou dos longas-metragens O Outro Lado do Paraíso (2014), de André Ristum, e Todas as Vidas - Cora Coralina (2015), de Renato Barbieri.

 

Desenvolve projetos autorais no Areas Coletivo de Arte (RJ/SP), e criou a oficina Estudo para o ator: a Escuta, ao lado de Miwa Yanagizawa. Em 2012, integrou o elenco de NADA - uma peça para Manoel de Barros, de Adriano e Fernando Guimarães, premiado melhor elenco pelo Prêmio Questão de Crítica. É atriz do espetáculo A Tragédia Latino-Americana, de Felipe Hirsch (SP) e da minissérie Justiça (TV Globo), com direção de José Villamarim e estreia prevista para agosto de 2016. Camila Márdila é ex-aluna da UnB, formada em Publicidade e Propaganda (2011), pela Faculdade de Comunicação (FAC).

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

 

TRANSPORTE – No dia 8 de agosto, os ônibus intercampi voltam a circular. Clique e confira os horários.


RECEPÇÃO NOS CAMPI – Ao longo da primeira semana de aula, haverá atividades específicas nos campi do Gama (9 de agosto), de Ceilândia (10 de agosto) e de Planaltina (11 de agosto).

 

Acesse o site: www.boasvindas.unb.br