INGRESSO

Com a excepcionalidade causada pela pandemia de covid-19, seleção será substituída por avaliação que utiliza as notas do Enem

O Vestibular da Universidade de Brasília, que tradicionalmente ocorre no meio do ano, para ingresso no 2º semestre letivo, será substituído excepcionalmente pelo processo seletivo Acesso Enem UnB. A seleção vai utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. A substituição é excepcional, relacionada ao cenário da pandemia do novo coronavírus, que impede as aglomerações.

Como será a seleção?
A Universidade deve lançar o edital referente a este processo seletivo em breve. A inscrição será gratuita e será feita pela internet. Serão preenchidas cerca de 2.100 vagas e podem ser utilizadas as notas do Enem de 2019. Os aprovados serão registrados na UnB este ano e iniciarão as aulas no 2º semestre de 2020, cuja data de início será em 1º de fevereiro de 2021.

E a certificação de habilidades específicas?
No caso das provas para os cursos que exigem a certificação de habilidades específicas (como Música e Arquitetura, entre outros), a Universidade vai prorrogar o prazo das certificações que perderam a validade em 2019 e 2020. Ainda está em avaliação a possibilidade de realização de provas de habilidades específicas este ano.

Quando serão as convocações para os processos seletivos com ingresso no 2º semestre de 2020?
Na próxima terça-feira (13), a UnB vai divulgar a relação dos convocados em primeira chamada de três processos seletivos: o Vestibular Indígena, o Vestibular para Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) e o Programa de Avaliação Seriada (PAS) – subprograma 2017-2019. As listas estarão disponíveis no site do Cebraspe. O registro dos calouros deverá ser feito pela internet, de acordo com a Agenda do Calouro, também divulgada na página do Cebraspe. Eles ingressarão na Universidade no 2º semestre letivo de 2020.

No dia 16 de outubro, a UnB também vai lançar editais para outros dois processos seletivos: Transferência Facultativa (TF) e Portador de Diploma de Curso Superior (DCS). Essas seleções utilizam como critério as notas do Enem dos últimos cinco anos (2015, 2016, 2017, 2018 e 2019). Os aprovados ingressarão no 2º semestre de 2020.

O próximo semestre será feito em modo remoto ou presencial?
O assunto ainda não foi discutido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). O plano de retomada das atividades de ensino na UnB foi estruturado em cinco etapas, que consideram o cenário da pandemia no Distrito Federal e no Brasil. As atividades presenciais, ainda que de modo parcial, dependerão disso, bem como de orientações das autoridades de saúde e do Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da Universidade de Brasília (Coes).

Como ficam as provas das três etapas do PAS que aconteceriam em dezembro?
A Universidade de Brasília ainda não tem uma data para o lançamento dos editais do Programa de Avaliação Seriada (PAS) – Etapas 1, 2 e 3. A seleção ocorrerá apenas em 2021. É importante lembrar que, nesse caso, o ingresso será para o 1º semestre de 2021, que ainda não tem data de início definida. O 2º semestre de 2020 começará em 1º de fevereiro de 2021.

A Universidade está planejando com muita cautela os processos seletivos, tanto porque é preciso evitar aglomerações quanto porque se faz necessário garantir equanimidade na realização de ações por via digital. Tão logo a Universidade tenha uma decisão sobre o PAS, a comunidade será informada pelos canais oficiais.