GESTÃO

Márcia Abrahão reforça necessidade de cuidados em momento de colapso na saúde e aborda resultados dos esforços institucionais mesmo diante de entraves

Queridas(os) docentes, técnicas (os) e estudantes,

Como vão? Espero que esta mensagem encontre-os bem e com saúde. Mais uma vez, me dirijo a vocês por meio de uma mensagem eletrônica.

A dramática situação da pandemia no Distrito Federal e em todo o país nos demanda ainda mais cuidado – e até nos obrigou a restringir mais as atividades que vinham sendo feitas em modo presencial –, mas este é o melhor caminho para o momento atual. A forma mais eficiente de nos protegermos e cuidarmos daqueles que amamos e de toda sociedade é por meio do distanciamento social e do uso de máscaras

Esta semana, vivemos tristes marcos para a história brasileira. Enquanto lembramos o aniversário de confirmação da primeira morte por covid-19 em território nacional, assistimos a uma quebra de recorde no quantitativo de óbitos pela doença. E isso ao mesmo tempo em que o sistema de saúde dá sinais de colapso.

Minha mais profunda solidariedade a todos que enfrentaram ou estão enfrentando a covid e aos que perderam pessoas queridas desde o início da pandemia. Quero também fazer uma homenagem a todos os profissionais de saúde (ou que trabalham em serviços de saúde), em especial os do Hospital Universitário (HUB). Vocês têm sido bravos e nos orgulham.

Na UnB, seguimos em atividades acadêmicas remotas, dando andamento ao 2° semestre letivo de 2020 e a várias ações de pesquisa e extensão – inclusive aquelas voltadas para o combate à covid. Na gestão, igualmente estamos dando prosseguimento a medidas importantes, a exemplo do diálogo com autoridades do governo local e da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) para recomposição do orçamento da agência.

Tenho estado, ainda, em interlocução com parlamentares da bancada do DF no Congresso Nacional, na defesa de recursos para a ciência e a educação. A necessidade transcende a questão da pandemia, embora tenha sido evidenciada por ela. É preciso que haja investimento perene em pesquisa – básica e aplicada – e na produção de conhecimento se quisermos vislumbrar um futuro melhor para o Brasil.

Nos últimos dias, também aprovamos, no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), o calendário acadêmico de 2021. No Conselho Universitário (Consuni), concluímos a análise dos recursos interpostos por ex-alunos e egressos da UnB punidos por fraudes das cotas raciais. Fizemos três reuniões para tratar do assunto. Eu agradeço os integrantes da comissão responsável pelos pareceres que embasaram as decisões do Consuni os membros do colegiado. Todos deram demonstração de comprometimento institucional ao tratar, com muita responsabilidade, de um assunto sensível como esse.

Nos próximos meses, uma de nossas prioridades será o estabelecimento de uma política de assistência estudantil, que garanta a institucionalização de nossas práticas, com regras cada vez mais claras e transparentes. A comunidade já está sendo convidada a participar das formulações, por meio de iniciativas do Decanato de Assuntos Comunitários.

Encerro esta mensagem compartilhando a boa notícia de que estamos, mais uma vez, entre as melhores universidades de países emergentes, de acordo com levantamento da prestigiada consultoria internacional Times Higher Education. Aparecemos na mesma faixa que no ano passado, porém, com melhora de pontuação em todos os indicadores – mesmo com mais instituições concorrentes.

Reforço, por fim, o apelo para que permaneçam em casa, sempre que possível. E sigam acreditando na ciência como a arma mais forte para derrotar o vírus e muitos dos nossos desafios.

Um abraço saudoso,

Márcia Abrahão