INFORME

Comunicado destaca ações de enfrentamento à situação sanitária e orienta sobre despacho recente do Ministério da Educação

Antes da covid-19 se instalar no Brasil, a Universidade de Brasília (UnB) iniciou uma série de ações internas para prevenção e combate ao Sars-Cov-2. Com a rápida transmissão do vírus no país, a Universidade optou por salvar vidas. E não poderíamos fazer diferente.

Nesse período, continuamos cumprindo nossa missão institucional. Formamos graduados, mestres e doutores e fizemos pesquisa e extensão de excelência. Mantivemos os serviços essenciais da Universidade, com o trabalho presencial de muitos, sempre de forma segura, assim como também nos laboratórios que desenvolvem pesquisas em todas as áreas do conhecimento, incluindo inúmeros projetos relacionados à pandemia. O Hospital Universitário (HUB) foi para a linha de frente no combate à pandemia. Desde o início, participamos da pesquisa clínica da Coronavac, a primeira vacina amplamente utilizada no país, que vem contribuindo para salvar milhares de vidas.

Agora, com mais de 90% da nossa comunidade vacinada, assim como uma parcela significativa da população do Distrito Federal, temos promovido o retorno gradual e seguro às atividades presenciais, com muito planejamento e segurança. Para isso, desenvolvemos documentos orientadores, incluindo protocolos de biossegurança. Apesar das frequentes reduções orçamentárias, conseguimos, na medida das nossas possibilidades, adquirir Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual e preparar os nossos prédios para o retorno.

No início de novembro de 2021, em decisão colegiada, com base na nossa autonomia constitucional, e com fundamentação jurídica e científica, o Conselho de Administração da Universidade de Brasília decidiu restringir a circulação de pessoas não vacinadas contra a covid-19 em alguns espaços dos nossos campi, sempre buscando proteger a comunidade interna e externa.

Nesse mesmo sentido, a Universidade entende que o despacho do Ministro da Educação, de 29 de dezembro, não altera a decisão já tomada pela nossa comunidade.

Desde o princípio, a UnB tem o compromisso de salvar vidas. Permaneceremos nessa premissa. Se os dados epidemiológicos continuarem a evoluir positivamente, prosseguiremos com a ampliação do retorno gradual ao convívio presencial, obedecendo todos os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias e científicas, como o uso de máscara, distanciamento social e álcool em gel. Seguiremos empenhados para que toda a comunidade da UnB e do DF complete o esquema vacinal. Nossos cuidados e nossa atenção permanecerão direcionados ao bem-estar coletivo.