Galpão cedido à UnB permitirá ampliação de salas de aulas na Granja do Torto. Em fase de reforma, estrutura deve estar disponível para uso a partir de 2019

 


Equipe de gestores e colaboradores da FAV e do HVet posam junto com o secretário da Seagri e com a reitora Márcia Abrahão durante a entrega do Galpão 3. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

 

Novas salas de aula, auditório e almoxarifado. Essas serão algumas instalações do novo galpão que passa a integrar a estrutura do Hospital-Escola para Animais de Grande Porte, do Hospital Veterinário (HVet) da Universidade de Brasília. O espaço tem mais de mil metros quadrados e foi cedido para uso da Universidade em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) do Governo de Brasília.

 

A solenidade de recebimento do Galpão 3 aconteceu nesta quarta-feira (8), nas dependências do Hospital-Escola, localizado na Granja do Torto. A construção está situada no mesmo terreno onde funcionam as demais instalações do HVet. “Ampliar nosso espaço significa aumentar a qualidade do ensino, da pesquisa, e do atendimento que prestamos à comunidade do DF e do Entorno”, enfatizou a reitora Márcia Abrahão, mirando o reconhecimento da excelência da unidade. “Queremos que o HVet seja um hospital modelo no país.”

 

A expansão também foi comemorada pelo secretário da Seagri, Argileu Martins da Silva, que descreveu a cooperação como "uma parceria inteligente", já que 80% dos atendimentos do HVet são demandas que a Seagri encaminha ao Hospital – incluindo animais vítimas de maus tratos ou abandono ou animais doentes pertencentes a carroceiros cadastrados do Distrito Federal. 

O Galpão 3 do HVet para Animais de Grande Porte tem mais de mil metros quadrados e ainda será reformado. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

 

O professor José Renato Junqueira, um dos pioneiros no Hospital-Escola, participou dos esforços para conseguir o novo espaço. “Essa é mais uma conquista importante para nós. Quando começamos a trabalhar aqui, não tínhamos quase nada além de uma caixa com itens cirúrgicos. Isso foi em 2001. Hoje esse hospital já tem um grande legado”, afirma o docente.

 

Junqueira estima que cerca de 80% das novas doenças de animais na região foram diagnosticadas no Hospital-Escola. Além disso, quase todas as pesquisas com estudo de caso na pós-graduação da UnB são de quadros observados no HVet, segundo o professor. “Os alunos de Veterinária têm o privilégio de estudar aqui: um local com tanta proximidade entre a sala de aula e o espaço de internação, concretizando o tripé que envolve ensino, pesquisa e extensão.”

 

O diretor do Hvet, Jair da Costa Duarte Júnior, enfatizou que o novo espaço possibilitará atender as especificidades do hospital. "Por termos uma limitação de espaço, não era possível fazer aquisição de material em número substancial. Isso trazia muita dificuldade, tendo em vista a dinâmica de uma compra pública. Agora teremos um almoxarifado central para acondicionar adequadamente. Poderemos fazer previsão de material para períodos maiores, o que é essencial em nossas rotinas."

 

MAIOR E MELHOR – O recebimento do Galpão 3 foi comemorado por alunos do HVet. Antes de iniciar o uso, entretanto, o espaço passará por reforma. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura da UnB, o galpão estará pronto para as atividades acadêmicas no primeiro semestre de 2019.

 

Jhonis Sousa Vitor, estudante no 10º semestre de Medicina Veterinária, está feliz com as melhorias. "A estrutura do HVet atende aos principais requisitos para uma boa formação, mas ainda tem muito a melhorar. Com certeza esse é um passo importante", avalia. Atualmente, ele cursa o estágio final supervisionado, atividade obrigatória para se graduar e que tem lhe proporcionado a oportunidade de cuidar do cavalo Bino.  

 

"Ele teve carcinoma de células escamosas, um câncer de pele. Como o tumor foi muito invasivo, foi preciso retirar todo o globo ocular. Primeiro retiramos um olho e após um mês retiramos o outro", explica o graduando, que participou do processo cirúrgico. 

O cavalo Bino e o estudante Jhonis Sousa: história de cuidado e aprendizado que ambientes do HVet proporcionam. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

 

Carinhoso na forma de cuidar de Bino, o futuro veterinário explica que o animal terá boa adaptação após a cirurgia. “Ele tende a aprimorar os demais sentidos. É ainda melhor se for mantido no mesmo local e em bando, porque é comum que o animal escolha outro do grupo para sempre estar perto, tendo-o como guia”, detalha.

 

Além da oportunidade de cuidar do animal, Jhonis sabe que a prática é indispensável para uma boa formação. "Aqui eu participo da rotina clínica e cirúrgica, além das práticas da enfermagem veterinária. Ter um hospital veterinário próximo à Universidade, onde nos encontramos com residentes, estagiários e professores, enriquece a nossa formação."

 

Responsável pela disciplina Clínica Cirúrgica de Grandes Animais, a docente Rita de Cássia Campbell conta que as atuais salas de aula são pequenas para o tamanho das turmas de graduação. "Ampliar o espaço e o número de salas será muito importante para a qualidade do ensino. Além disso, oferecemos muitos cursos e palestras para a comunidade e agora teremos um espaço adequado para essas atividades”, comemora a professora.

 

Com a abertura das novas salas de aula, parte do espaço do Galpão 2 (onde atualmente funcionam as classes) será liberado para novos usos. Segundo o diretor do HVet, a destinação do espaço ainda está sendo estudada. Entre as opções, está a criação de um laboratório para análises clínicas. "A gestão da Universidade tem se mostrado sensível às nossas demandas e isso nos deixa otimistas no objetivo de ser um hospital modelo. Precisamos de muitas melhorias, já que boa parte da nossa estrutura é da década de 1970", explica Jair Duarte.

 

Simone Perecmanis, diretora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da UnB, garante que o crescimento do Hospital Veterinário é pauta prioritária em sua gestão. “Os primeiros trabalhos que realizei foram neste hospital. Muitas disciplinas são realizadas aqui e muitos de nós começamos nossas carreiras neste lugar. O novo espaço será fundamental para nos dar mais qualidade neste trabalho”, destacou.

 

SERVIÇO – Os serviços oferecidos pelo Hospital Veterinário para Animais de Grande Porte são cobrados apenas para cobrir os custos dos procedimentos, com valores abaixo da média de mercado. Em 2017, o setor de grandes animais do HVet realizou 1.430 exames, 384 consultas, 108 cirurgias e 47 necropsias em asnos, bois, búfalos, cabras, cavalos, mulas, ovelhas e porcos. O atendimento é feito 24 horas, em regime de plantão. Mais informações pelo telefone 61 3468 7255.

 

Veja também:

>> Hospital Veterinário realiza cirurgia guiada por vídeo em animais de grande porte

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.