GESTÃO

Nova plataforma de gestão de recursos humanos está em operação. Ferramenta moderniza relacionamento entre professores, técnicos e instituição

Pelo SIGRH, técnicos e professores têm acesso a dados funcionais e outros serviços. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Consultar ficha funcional e financeira, solicitar declarações e certidões, se inscrever em cursos de capacitação. Basta um computador e alguns cliques para que o servidor da Universidade de Brasília tenha acesso a esses e outros serviços. Entrou em operação, nesta semana, o Sistema Integrado de Gestão e Recursos Humanos (SIGRH), mais uma ferramenta para modernizar os processos e fluxos da UnB.

“O sistema é robusto e possui muitas funcionalidades. Acompanhamento de frequência, de férias, do registro funcional e financeiro, de licenças e afastamentos, além da emissão de certidões de vínculo e de tempo de serviço. Alguns já estão disponíveis e outros em implementação”, explica Fábio do Vale, diretor de Administração de Pessoas (DAP/DGP), sobre a plataforma que reúne informações até então dispersas.

O primeiro passo para que o servidor consiga acessar a novidade é o autocadastro, feito todo pela internet, desde que as informações fornecidas não apresentem divergências com o banco de dados da Universidade. O Centro de Informática (CPD) recomenda que o servidor assista ao vídeo tutorial para realizar o procedimento. Caso tenha algum problema, o usuário pode consultar a lista de dúvidas frequentes ou entrar em contato com o Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

“O servidor irá cadastrar login e senha e o próprio sistema atribuirá o seu perfil de acesso, que depende do cargo e função na UnB. O gestor, por exemplo, visualizará uma aba específica para a chefia”, explica Consuelo Galo, diretora de Sistemas do CPD.

O diretor Fábio do Vale considera o SIGRH um sistema fácil e intuitivo, por isso, acredita que professores e técnicos não encontrarão dificuldades ao usar a plataforma. Segundo o servidor, equipes do DGP e do CPD trabalham há mais de um ano nesta operacionalização. “Realizamos vários testes. Agora, iremos observar como a comunidade responderá às novidades. Faremos avaliações internas e ajustes”, aponta.

Durante o mês de dezembro, o Sistema de Pessoal (Sipes) ainda estará em funcionamento para tarefas como emissão de frequência e registro de férias, licenças e afastamentos. Em breve, apenas o SIGRH estará operando para estes assuntos.

Na visão do diretor de Capacitação, Desenvolvimento e Educação (DCADE/DGP), Rômulo Siqueira, o nível de integração que o novo sistema permite trará agilidade e eficiência aos fluxos internos. “Não depender de informações que estão na base de dados de outro setor e não precisar fazer a mesma inserção em sistemas diferentes serão ganhos significativos para o DGP”, resume.

NOVIDADES – O SIGRH terá módulos específicos para concursos de técnicos e docentes, provimento e movimentação de servidores, bem como para as áreas de capacitação e acompanhamento de carreira. A avaliação de desempenho do servidor estável entra nesta lista de novidades.

Nova plataforma integra sistema informatizado e integrado de gestão, implementado em julho na UnB. Arte: Secom UnB

“A avaliação é excelente ferramenta de gestão. Proporciona o diálogo entre chefias e servidores, um feedback do trabalho. A ideia é que a funcionalidade esteja em uso no início de 2019”, destaca Siqueira. O diretor completa que o SIGRH também trará mais agilidade para a concessão de progressões.

Técnicos e docentes terão acesso, via sistema, a todos os cursos de capacitação ofertados pela UnB. As inscrições, solicitações de liberação, autorizações de participação e emissões dos certificados também serão feitas na plataforma.

Sobre o módulo voltado para o concurso de professores, Consuelo Galo explica: "As unidades e o DGP irão lançar o edital e a comunidade externa interessada na oferta poderá, por este módulo, se inscrever, gerar a guia de pagamento e acompanhar as etapas do concurso".

Declarações de acúmulo de cargo, do Imposto de Renda retido na fonte e da última progressão entram no rol de serviços do sistema. “Todos os documentos possuem autenticação”, revela Renan Costa, coordenador de Desenvolvimento do DGP. O servidor também informa que o SIGRH gerará relatórios públicos, com dados abertos a toda comunidade.

MODERNIZAÇÃO – O SIGRH é o segundo bloco de funcionalidades do Sistema Integrado de Gestão (SIG-UnB) a entrar em operação na Universidade. Em julho, a instituição passou a usar a plataforma SIPAC, que informatizou o processo de compras, orçamento e almoxarifado. Gradualmente, setores como infraestrutura, transporte e patrimônio estão sendo integrados à ferramenta. A meta para 2019 é implementar o bloco que permite a gestão das atividades acadêmicas (SIGAA).

“O SIG é muito robusto, adotado por várias instituições. Acredito que, no futuro, a UnB será referência no uso dessa plataforma. Estamos tendo muito sucesso com a implementação de tantos módulos simultâneos”, analisa o diretor Fábio do Vale.