METAS E REALIZAÇÕES

Em dois anos, UnB realiza centenas de concursos para professores e técnico-administrativos. Expansão no quadro é acompanhada de ações para capacitar e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores

 

Os desafios para o Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) estavam anunciados: expandir, regularizar e valorizar a força de trabalho da Universidade de Brasília. Desde novembro de 2012, a área responsável pelos recursos humanos da instituição contratou 259 professores efetivos e realizou 550 seleções simplificadas para temporários. O DGP também promoveu concursos que nomearam mais de 400 técnico-administrativos. O reforço nos quadros foi acompanhado de ações para melhorar o ambiente de trabalho e garantir a qualidade dos serviços.

 

A identificação das demandas para docentes, realizada a partir de auditoria dos provimentos ocorridos entre 2008 e 2013, determinou a destinação dos códigos de vagas de acordo com as decisões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). O crescimento foi acompanhado de estudos sobre a progressão e a carreira dos professores.

 

Desde 2013, concursos públicos selecionaram 470 servidores técnico-administrativos. A determinação do local de trabalho desses trabalhadores levou em conta a avaliação de perfil, por meio de entrevistas e análise de currículos, e a necessidade dos centros de custo. O DGP realizou pesquisas in loco e ouviu dirigentes de unidades para dimensionar as necessidades dos setores.

 

Os processos seletivos serviram para ocupar cargos vacantes e também para preencher novas vagas, distribuídas para a Fundação Universidade de Brasília (FUB), em conformidade com termo de ajustamento de conduta firmado com o Ministério Público do Trabalho para regularizar o quadro de técnicos da universidade.

Curso de integração de novos servidores. Foto: Mariana Costa/UnB Agência

 

Os novos servidores foram recepcionados com reuniões de acolhimento e boas-vindas, que permitiram a apresentação de informações sobre a universidade e o anúncio de oportunidades profissionais oferecidas pela instituição. Essas e outras informações constam em relatório que reúne informações sobre as atividades das diretorias de Administração de Pessoas (DAP), de Capacitação, Desenvolvimento e Educação (DCADE), de Provimento, Acompanhamento e Movimentação (DPAM) e de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (DSQVT).

 

VALORIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO Nos dois últimos anos, a DCADE ofertou centenas de atividades que capacitaram 2.718 servidores. No período, houve mais de mil progressões por capacitação e a concessão de 686 incentivos à qualificação. O decanato também promoveu o Prêmio de Valorização do Servidor Técnico-Administrativo.

 

O relatório do decanato destaca ações e estudos sobre a realidade dos servidores na instituição. Entre eles estão avaliações sobre a rotatividade de pessoal, análise de necessidades de treinamento para o exercício de atividades e aperfeiçoamento da avaliação de servidores em estágio probatório. Houve também o aprimoramento de normas de avaliação para técnico-administrativos estáveis e estudos sobre a progressão e a carreira docente.

 

As ações do decanato, somadas ao aprimoramento de normas de progressão na Câmara de Carreira Docente, garantiram o reposicionamento de 73 professores e a transposição de outros 32 para novos planos de carreira. As análises também serviram para identificar as unidades em que haverá mais demandas por promoções.

 

VIDA NO TRABALHO A DSQVT promoveu série de atividades voltadas ao bem-estar do servidor. A diretoria realizou campanhas de promoção à saúde ocupacional, treinamentos de prevenção de acidentes e segurança no trabalho. Também preparou ações como Viva mais UnB, voltado para servidores perto da aposentadoria, acolhimentos psicossociais e escutas qualificadas com psicólogos.

 

Mais de 7 mil procedimentos em perícia oficial em saúde foram realizados em 2013. E outros 5,2 mil foram feitos até novembro deste ano. Houve também a realização do Programa de Exames Médicos Periódicos, que convocou mais de 3,4 mil servidores. A preservação da saúde, a partir da avaliação médica e de exames laboratoriais, motivou a iniciativa. O número de planos de saúde disponíveis saltou de dois para oito e há possibilidade de aderir a um dos quatro planos de assistência odontológica.

 

A DAP realizou a análise e conclusão de 115 processos, de um total de 1.048 passivos, na área de aposentadoria. Na área de contabilidade judicial e pagamento, foi criada força-tarefa para análise das pendências de processos judiciais e administrativos.

 

Outra ação destacada no relatório do Decanato de Gestão de Pessoas é o processo de implantação da flexibilização da jornada de trabalho de acordo com os dispositivos legais. A Comissão de Flexibilização avaliou 213 requerimentos e levou o resultado das análises ao Conselho de Administração, que estabeleceu nova resolução sobre o assunto.

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

 

O DGP também protagonizou caso inédito entre servidores de universidades públicas. Teve êxito ao propor ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão a autorização para concessão de licença-adotante quando o requerente mantém união homoafetiva.

 

METAS O relatório do DGP traz 26 itens com as metas principais para o próximo biênio. Entre elas, a implantação de sistema informatizado para gerir as informações de RH, a atualização de dados funcionais e o aumento do acesso aos mestrados profissionais.

 

O decanato prevê ainda o desenvolvimento de banco de talentos de servidores e a execução de oficinas de habilidades sociais para melhorar o ambiente de trabalho e as relações sociais na universidade.

 

 

Ilustração: Marcelo Jatobá/UnB Agência
ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.