GESTÃO

Com a conclusão do semestre acadêmico, Márcia Abrahão ressalta o esforço conjunto da UnB para superar os desafios impostos pela pandemia

Queridas(os) estudantes, técnicas(os) e docentes,

Espero que estejam todos bem. Chegamos nesta sexta-feira, 18 de dezembro, ao término de mais um semestre letivo – um semestre diferente de todos já vividos na UnB. Pela primeira vez na história de nossa Universidade, realizamos as atividades de ensino em modo 100% remoto.

Como sabem, as razões que nos levaram a isso não são positivas. O coronavírus, que tanto tem desafiado a nossa sociedade, obrigou instituições como a UnB a adotar o ensino não presencial. Nos preparamos, com cautela e responsabilidade, para isso. Realizamos ampla pesquisa para compreender as múltiplas realidades de nossa comunidade. Abrimos editais de inclusão digital. Flexibilizamos regras acadêmicas e demos prazo para que todos se adaptassem ao novo momento.

Deu certo. É verdade que estamos distantes de condições ideais, mas avalio que tivemos um semestre produtivo, feito integralmente. Os dados do Decanato de Ensino de Graduação (DEG) mostram que cada estudante fez uma média de 4,5 disciplinas neste período, sendo que, em semestres anteriores (sem pandemia), a média era de 4,9.

Fiquei encantada com o comprometimento de professores, estudantes e técnicos. Docentes aprenderam a lidar com as novas ferramentas – só a oficina básica do Moodle, oferecida pelo Centro de Educação a Distância (Cead), atraiu 1.300 professores. Estudantes exploraram novas possibilidades de aprendizagem e canais de comunicação; técnicos deram preciosa colaboração para que a UnB pudesse ter atividades síncronas e assíncronas. No total, 9.997 turmas fizeram 3.530 disciplinas na graduação. Na pós-graduação, foram centenas de bancas de mestrado e doutorado realizadas em modo on-line.

O esforço e a solidariedade foram comoventes. Aliás, se algo ficou claro neste ano tão atípico foi isto: juntos, ainda que de maneira virtual, somos fortes. Juntos, encontramos caminhos de apoio mútuo e reiteramos nosso compromisso com a busca pelo conhecimento, com o exercício do pensamento crítico. Juntos, fortalecemos a defesa da autonomia universitária e reforçamos a importância do papel das universidades para o país, especialmente em um momento de crise como o atual.

Ao longo do ano, a UnB deu inúmeras mostras disso: nos quase 200 projetos de pesquisa, inovação e extensão de combate à covid-19; na linha de frente contra a doença, no Hospital Universitário (HUB); nos testes clínicos de medicamentos e da vacina CoronaVac; na realização de eventos on-line, que reuniram milhares de pessoas – a exemplo da Semana Universitária, com mais de 700 atividades ao vivo, via YouTube.

O próximo ano será ainda mais desafiador. Embora as notícias sobre o início da vacinação sejam animadoras, ainda vai levar um tempo até que possamos, todos juntos, estar de volta presencialmente aos campi. Mesmo assim, a UnB está se preparando. O Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Atividades de Recuperação (Ccar), presidido pelo vice-reitor Enrique Huelva, vem organizando medidas diversas, tanto na parte de estrutura quanto de internalização de protocolos. Esse trabalho nos dá a tranquilidade de que, quando houver algum tipo de presencialidade, isso ocorrerá de modo seguro.

Vamos, portanto, seguir cuidando da comunidade, garantindo a inclusão digital, com o mínimo de perdas pedagógicas. Vamos continuar fazendo a diferença, com ensino, pesquisa e extensão de qualidade, sempre na defesa da ciência, da tecnologia e da educação.

Agradeço a todos pelo comprometimento e a parceria neste ano.

Cuidem-se e cuidem dos outros.

Feliz 2021!

E um abraço carinhoso,