RETOMADA DO CALENDÁRIO

Estudantes em situação de vulnerabilidade podem se inscrever até 24 de julho. Paralelamente, Universidade faz campanha para doação de computadores

____________________________________________

ATENÇÃO: Conforme disposto no Edital UnB/DAC/DDS nº 003/2020, o prazo para inscrições de candidatos aos Auxílios Emergenciais de Apoio à Inclusão Digital, encerrado em 19 de julho, foi reaberto no dia 21 de julho e prossegue até 24 de julho.

_______________________________________________________

Até 24 de julho, estudantes de graduação e pós-graduação da UnB em situação de vulnerabilidade socioeconômica que não tenham computador e acesso a internet de boa qualidade podem se inscrever em um edital para receber auxílios emergenciais de apoio à inclusão digital.

>> Acesse aqui o formulário de inscrição

O edital, lançado pela Diretoria de Desenvolvimento Social do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), busca garantir a conectividade dos estudantes nessa situação, para que tenham condições de participar das atividades acadêmicas na retomada do calendário. Estão previstos apoios tanto para suprir a carência de equipamentos quanto para o acesso à rede.

>> Acesse aqui a íntegra do edital

A criação do edital foi anunciada pelo decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio da Costa, na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) do dia 9 de julho, que definiu data para a retomada do calendário do 1º/2020, suspenso em razão da pandemia de covid-19. As atividades de ensino, em modalidade não presencial, serão retomadas em 17 de agosto.

O edital oferta cinco modalidades de auxílio: empréstimo de equipamento, doação de equipamento, auxílio complementar para acesso a equipamento eletrônico com funcionalidades de computador pessoal, auxílio para aquisição de chip para acesso à internet e inserção em pacote de dados móveis para acesso à internet – este último disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC/RNP).

"A pesquisa social realizada pelo Ccar [Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação] indicou que cerca de 6% dos nossos estudantes não têm computador ou tablet. Os dados também mostraram que 30% precisam de apoio para ter melhores condições de acesso à internet. Estamos trabalhando com esse horizonte", afirma o decano Ileno.

Podem participar da seleção quaisquer discentes com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio, independentemente de já serem contemplados por algum dos programas da assistência estudantil.

CAMPANHA – Além de publicar o edital e fazer a seleção dos discentes, o DAC vem trabalhando em outra frente, com a arrecadação de equipamentos. "Quem tiver um computador em condições de uso, para apoiar um estudante em formação, pode fazer a entrega do equipamento em um dos pontos de coleta", explica a diretora de Desenvolvimento Social do DAC, Maria do Socorro Mendes Gomes. "Este é um momento em que precisamos da solidariedade de todos."

Para doar, o interessado (que pode ser membro da comunidade interna ou externa) deve baixar o aplicativo Doarti, disponível na App Store e Google Play, selecionar a campanha UnB Solidária e indicar qual equipamento pretende disponibilizar. No app, também deve dizer em qual ponto quer deixar a máquina. Há coleta no campus Darcy Ribeiro e na Faculdade UnB Gama (FGA).

O resultado da seleção dos estudantes a serem contemplados com o apoio para a inclusão digital tem divulgação prevista para a data limite de 6 de agosto, no site da DDS. Em caso de empate, prováveis formandos e estudantes que não possuem diploma de graduação terão prioridade.

Os recursos necessários para viabilizar a execução dos auxílios institucionais previstos no edital são oriundos do orçamento da UnB, em conformidade com a disponibilidade orçamentária. O edital não tem interferência nas demais ações de assistência estudantil, que seguem ocorrendo normalmente.

Para mais informações, leia o edital.

>> Confira o edital de reabertura do prazo de inscrições