GRADUAÇÃO

Internacionalização, direitos humanos, cotas, acesso e permanência na Universidade foram alguns dos temas abordados

Mesa sobre as conquistas, os desafios e as perspectivas do Decanato de Ensino de Graduação aconteceu no Auditório da Reitoria. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Como parte das comemorações dos 60 anos da Universidade de Brasília (UnB), o Decanato de Ensino de Graduação (DEG) promoveu uma mesa sobre as conquistas, os desafios e as perspectivas do DEG, com a presença da reitora Márcia Abrahão e do decano Diêgo Madureira. O evento faz parte de uma série de debates previstos para 2022, que culminará com o lançamento de um livro sobre as licenciaturas da UnB. Na tarde de terça-feira (5), estudantes de graduação puderam fazer perguntas aos gestores, no Auditório da Reitoria.

“Vocês não estão apenas entrando em uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina, mas em uma Universidade de vanguarda, onde a gente pensa o novo e se preocupa em mudar o mundo. Nós temos uma educação de altíssimo nível, todos os indicadores apontam isso, mas nós também buscamos soluções para os problemas do país. E isso é uma responsabilidade enorme de toda a nossa comunidade”, disse a reitora.

O decano Diêgo Madureira convidou os calouros a aproveitarem a UnB para além das formas tradicionais que os ambientes de ensino oferecem, como as salas de aulas. “A Universidade é enorme. Procurem as maneiras de complementar e consolidar a formação de vocês. Isso é fundamental não apenas para a formação profissional, mas também para a formação cidadã e humana. Desbravem a Universidade.”

Outro ponto de destaque do decano foi a importância de cada estudante para a construção da UnB. “Vocês estão aqui como parte dessa instituição, com condição de ajudar a construí-la. Há varias formas de fazer isso, desde a participação em câmaras e órgãos deliberativos até nas pequenas coisas, como a manutenção dos nossos espaços e da qualidade das nossas ações”, exemplificou.

FORMATO – O estudante de Psicologia Adriano Coatio reuniu as perguntas e foi o porta-voz dos discentes. Entre os temas das questões respondidas, estavam orçamento; desafios durante a pandemia; formas de acesso ao ensino superior, como a política de cotas e o Programa de Avaliação Seriada (PAS); formação de docentes para o ensino básico; o centro de pesquisa em primeira infância e a creche que estão em construção no campus Darcy Ribeiro; aulas presenciais; assistência estudantil; criação da Secretaria de Direitos Humanos; e plano de internacionalização.

A mesa foi transmitida pela UnBTV: