Como parte das comemorações dos 60 anos da Universidade de Brasília (UnB), o Decanato de Ensino de Graduação (DEG) promoveu uma mesa sobre as conquistas, os desafios e as perspectivas do DEG, com a presença da reitora Márcia Abrahão e do decano Diêgo Madureira. O evento faz parte de uma série de debates previstos para 2022, que culminará com o lançamento de um livro sobre as licenciaturas da UnB. Na tarde de terça-feira (5), estudantes de graduação puderam fazer perguntas aos gestores, no Auditório da Reitoria.
“Vocês não estão apenas entrando em uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina, mas em uma Universidade de vanguarda, onde a gente pensa o novo e se preocupa em mudar o mundo. Nós temos uma educação de altíssimo nível, todos os indicadores apontam isso, mas nós também buscamos soluções para os problemas do país. E isso é uma responsabilidade enorme de toda a nossa comunidade”, disse a reitora.
O decano Diêgo Madureira convidou os calouros a aproveitarem a UnB para além das formas tradicionais que os ambientes de ensino oferecem, como as salas de aulas. “A Universidade é enorme. Procurem as maneiras de complementar e consolidar a formação de vocês. Isso é fundamental não apenas para a formação profissional, mas também para a formação cidadã e humana. Desbravem a Universidade.”
Outro ponto de destaque do decano foi a importância de cada estudante para a construção da UnB. “Vocês estão aqui como parte dessa instituição, com condição de ajudar a construí-la. Há varias formas de fazer isso, desde a participação em câmaras e órgãos deliberativos até nas pequenas coisas, como a manutenção dos nossos espaços e da qualidade das nossas ações”, exemplificou.
FORMATO – O estudante de Psicologia Adriano Coatio reuniu as perguntas e foi o porta-voz dos discentes. Entre os temas das questões respondidas, estavam orçamento; desafios durante a pandemia; formas de acesso ao ensino superior, como a política de cotas e o Programa de Avaliação Seriada (PAS); formação de docentes para o ensino básico; o centro de pesquisa em primeira infância e a creche que estão em construção no campus Darcy Ribeiro; aulas presenciais; assistência estudantil; criação da Secretaria de Direitos Humanos; e plano de internacionalização.
A mesa foi transmitida pela UnBTV:
Leia também:
>> Faculdade UnB Planaltina recebe melhoria em infraestrutura
>> Panoramas da covid-19 são destaques da programação da 74ª Reunião Anual da SBPC
>> Reunião Anual da SBPC traz cinco exposições sobre ciência para a UnB
>> UnB volta a divulgar resultados do PAS presencialmente
>> Matemático de Cambridge receberá título de Professor Honoris Causa
>> Desenvolvida pela UnB, Midiateca Capixaba é inaugurada no Espírito Santo
>> Projeto oferta aulas gratuitas de jiu-jitsu na Faculdade UnB Ceilândia
>> Pós-graduação stricto sensu será integrada ao Sigaa
>> Reitora é homenageada no Dia Internacional das Mulheres na Engenharia
>> SBPC Jovem aposta na interatividade para atrair estudantes e famílias à ciência
>> Congresso na Unifesp debate legado de Darcy Ribeiro
>> Servidora Francisca das Chagas recebe Mérito Universitário
>> Matrículas abertas para os webminicursos da 74ª Reunião Anual da SBPC
>> UnB capacita agentes de segurança dos quatro campi
>> Publicado edital para dupla diplomação e mudança de curso
>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19
>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial
>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19