OPINIÃO

Flávia Aparecida Squinca é assistente social da Coredes/Dasu/DAC/UnB. Ex professora substituta da UnB. Doutora em Ciências da Saúde. Pesquisadora na área de bioética, direitos humanos e saúde.

Maísa Nolasco Gomes é psicóloga da Coredes/DASU/DAC/UnB. Graduada em Psicologia com pós-graduação em Gestão de Pessoas e em Terapia Cognitivo-Comportamental.

Josenaide Engracia dos Santos é  docente da Universidade de Brasília/ Ceilândia. Especialização em Saúde Mental e Mestrado em Saúde Coletiva e doutorado em Ciências da Saúde. Coordenadora da CoRedes/Dasu/DAC. Coordena Projeto de pesquisa de Saúde Integral de atendimentos a famílias carentes de Ceilândia. Coordena a Liga de Saúde da família e Comunidade e o projeto de pesquisa Liga de Saúde da Família e Comunidade na promoção à Saúde na Universidade de Brasília, em tempos de Covid-19. Doutorado em Ciências da Saúde.  Pós-doutorado em psicologia.

Larissa Polejack Brambatti é graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília, especializada em Psicodrama (ABP)e em Educação Permanente em Saúde (UFRGS), mestre em Psicologia Clínica pela UnB, doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília. Pós-doutorado em Saúde Coletiva (UFRGS) e em Saúde Pública pelo Department of Global Community Health and Behavioral Sciences da School of Public Health and Tropical Medicine, Universidade Tulane de Nova Orleans. É professora do Instituto de Psicologia e diretora da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária da Universidade de Bras

Josenaide Santos, Maísa Nolasco, Flávia Squinca e Larissa Polejack

A Coordenação de Articulação de Redes para Prevenção e Promoção da Saúde (CoRedes) da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu), vinculada ao Decanato de Assuntos Comunitários, tem o objetivo de contribuir para a promoção da saúde da comunidade universitária e também externa, nos termos do ato do Decanato de Assuntos Comunitários Nº 04/2021. Em específico, a CoRedes busca identificar os principais agravos e necessidades em saúde da nossa comunidade afim de oferecer atividades e informações que ampliem o conhecimento sobre a rede de saúde e potencializem o cuidado. Ademais, a CoRedes tem a atribuição de ofertar ações, sobretudo em articulação com a rede, que possam favorecer o envolvimento comunitário, fortalecer vínculos e proporcionar maior engajamento no cuidado e autocuidado.

A articulação de parcerias (internas e externas) e atuação em rede são pressupostos e objetivos de uma Universidade Promotora da Saúde. Neste sentido, a CoRedes mantém ação contínua de mapeamento de ações de prevenção e promoção da saúde desenvolvidas no nosso território com o objetivo de desenvolver parcerias e unir esforços pelo bem estar da comunidade. Nosso objetivo é fortalecer redes internas e interinstitucionais para atuarmos de forma intersetorial na formulação de estratégias e intervenções coletivas que auxiliem a comunidade a pensar e viver as questões da saúde compreendendo sua complexidade e a importância do protagonismo de sujeitos e coletivos para ampliar fatores de proteção à saúde minimizando os fatores de risco que podem levar ao adoecimento. Desde a criação da CoRedes/Dasu vários parceiros têm sido fundamentais para nossas ações. Neste sentido, gostaríamos de destacar a Gerência de Práticas Integrativas em Saúde (Gerpis) da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF);o Instituto Olhos da Alma sã; Instituto Mãos Amigas; Universidade Holística Internacional de Brasília (Unipaz); Centro de Práticas Integrativas de Planaltina (Cerpis); Liga Acadêmica de Psiquiatria (Lapsu) do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB); Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus/DF); Projeto Ressignificando Vivências Raciais na Universidade de Brasília (Revira); Sociedade de Psicanálise de Brasília (SPBsb); Associação Brasiliense de Psicodrama (ABP), Empresa Júnior de Políticas Públicas da UnB - Publicae; Dra. Erlândia S. Pereira, criadora das Rodas de Conversa Dialógicas; Cristina Gobbi que oferecerá um curso de Mindfulness para docentes e técnicos da UnB; Samba da Guariba; Movimento Integrado de Saúde Comunitária do Distrito Federal (Mismec/DF)...Enfim, nossa maior riqueza são os nossos vínculos que seguimos ampliando!

No âmbito da UnB, cabe destacar que a Coredes tem sido espaço de formação para os estudantes da saúde, com destaque para oriundos dos cursos de Serviço Social e Psicologia que têm realizado seus estágios supervisionados. Além disso, na Coredes os discentes da UnB são considerados atores importantíssimos na implementação das ações.

Clique aqui para ler o texto na íntegra.