OPINIÃO

Caio-Silva.jpg - 510,41 kB

Caio Silva é coordenador do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UnB e integra equipe de coordenadores do Plano Diretor do Campus Darcy Ribeiro.

Caio Silva

Brasília é uma cidade cheia de idiossincrasias. Uma delas é que foi projetada para ser a capital federal e já nasce com a sua universidade pública. Ao norte do coração do Plano Piloto, a nova capital guarda um dos maiores campus de universidades federais do Brasil: o campus Darcy Ribeiro, que recebeu este nome em homenagem ao seu patrono, o educador, antropólogo, sociólogo, escritor e político brasileiro. Brasília hoje é a terceira maior região metropolitana do país, e continua recebendo muitos sonhadores. São estudantes, funcionários públicos e profissionais de todas as áreas. Com o Reuni, Programa do Governo Federal de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras, a UnB recebeu 3 novos campi universitários, além de um plano de expansão do seu atual e original campus Darcy Ribeiro. Replanejar a UnB é a nossa meta.

Em 2022, o Gabinete da Reitora (GRE), a Secretaria de Infraestrutura (Infra) e o Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI) tornam público um edital para a elaboração de estudos técnicos que visam a elaboração do Plano Diretor do Campus Darcy Ribeiro. o Universidade de Brasília (UnB), o Edital GRE/Infra/DPI nº 0001/2022, disponível na página da Universidade. O edital exige que 7 equipes sejam montadas para conduzir o Plano Diretor em 7 diferentes eixos: (1) Morfologia Arquitetônica; (2) Infraestrutura de Transportes e Mobilidade; (3) Infraestrutura de Saneamento; (4) Infraestrutura de Energia Elétrica; (5) Conservação e Gestão Sustentável de Recursos Naturais, de Áreas Protegidas e demais Áreas Verdes; (6) Paisagem e Paisagismo; e (7) Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural.

Mas, afinal, o que é um Plano Diretor? Em linhas gerais, o Plano Diretor é um documento que consolida diretrizes para o adequado ordenamento do território urbano. No Brasil, o Plano Diretor Municipal é regido pelo Estatuto das Cidades (Lei n. 10.257/2001). No caso da UnB, que ocupa grande gleba do território da cidade de Brasília, é fundamental que a Universidade ordene o seu território, e sempre revise a sua expansão e sua articulação com a cidade. Estamos com o olhar em 2032, portanto, o nosso plano ousado é criar um Plano Diretor para a próxima década.

Sabemos que o processo do Plano Diretor requer um envolvimento comunitário, para que o plano elaborado tenha mais legitimidade. O Plano Diretor está sendo conduzido por diversos professores integrantes das mais diferentes áreas temáticas, vinculados aos mais variados centros, institutos e faculdades da UnB, dentre eles: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Tecnologia, Instituto de Geociências, Faculdade de Planaltina, além da Secretaria de Infraestrutura da UnB e do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer - CEPLAN, parceiro histórico na construção do campus.

Diversas ações já foram desenvolvidas pelos 5 grupos que coordenam 5 dos 7 eixos de trabalho do Plano Diretor. Os eixos: morfologia, paisagem, recursos naturais, mobilidade e patrimônio tem feito uma agenda de encontros e reuniões públicas na reitoria da Universidade, com a participação de professores, estudantes, e algumas vezes com a integração de funcionários, que vivem intensamente a rotina do campus, além de sindicatos, representantes ex-alunos e representante do Diretório Central dos Estudantes - DCE.

Com o início do atual semestre letivo, foram abertas duas disciplinas para a graduação do curso de arquitetura e urbanismo que tem como objeto o Plano Diretor do Campus. Nessas turmas, os professores Caio Silva, Maribel Aliaga, Carolina Pescatori, Paola Ferrari e Benny Schvarsberg discutem as diversas dimensões do Campus. A disciplina é Ateliê de Projeto Sustentável e contou com grande engajamento dos estudantes, pois conta com mais de 40 alunos matriculados em dois horários semanais, às segundas e sextas pela manhã.

Na última semana, os grupos promoveram uma visita de campo na região do Centro Olímpico e do Arboredo, onde, com auxílio do pesquisador Valmor Pazos, desenvolveu um voo com drone do Laboratório de Sustentabilidade Aplicada à Arquitetura e Urbanismo (LaSUS) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB. Este voo de drone serviu para a captura de imagens que foram fundamentais para a compreensão atual das áreas do campus que ficam mais vulneráveis e mais próximas às áreas de preservação do cerrado.

No dia 31 de outubro foi promovida uma aula aberta, on-line, como o professor Rômulo Ribeiro, professor da FUP e que é colaborador do Eixo Morfologia Arquitetônica. O professor Rômulo ministrou sua aula-palestra sobre o aplicativo ARCGIS Urban, que será fundamental para a elaboração dos mapas do campus, base para o desenvolvimento do Plano Diretor. A aula pode ser conferida no link.

A última ação que está sendo pensada ainda para viabilizar uma participação mais comunitária, será o lançamento do questionário de consulta pública sobre o Campus Darcy Ribeiro. O questionário consta de perguntas objetivas dos 7 eixos que compõem o edital do Plano Diretor. Visando ampla divulgação, a Secretaria de Comunicação da UnB está programando um Plano de divulgação do processo de consulta pública do Plano Diretor. Este processo será conduzido com um formulário on-line de rápido preenchimento, a ser respondido com toda a comunidade interna e externa do campus. O link para o preenchimento do questionário pode ser encontrado neste link.

Para o mês de dezembro está prevista uma apresentação geral dos grupos com a consolidação desta primeira etapa do desenvolvimento do Plano Diretor. O evento pretende consolidar o slogan da UnB, que é ousada como sempre, necessária e planejada como nunca.

___________________________
Saiba mais sobre o Plano Diretor do Campus Darcy Ribeiro e participe da consulta pública.